Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

02 de Fevereiro de 2012, 18:31

Start Up Lisboa

Mistura-se criatividade, inovação e empreendedorismo, agita-se e tem-se a Start Up Lisboa

A incubadora de empresas foi inaugurada hoje e já conta com 12 projetos a decorrer A incubadora de empresas foi inaugurada hoje e já conta com 12 projetos a decorrer Imagem: Nuno Noronha/SAPO

Entre os vários projetos com presença na Start Up Lisboa, uma organização sedeada na baixa pombalina, está o SAPO Codebits Labs, uma iniciativa da Portugal Telecom (PT) e do SAPO que abraça ideias selecionadas num dos maiores encontros anuais de entusiastas do mundo da Web - o SAPO Codebits.

O projeto do SAPO foi destacado, juntamente com outros 11, pela Start Up Lisboa, depois de cerca de 50 candidaturas analisadas. 

Zeinal Bava, Celso Martinho, Abílio Martins no espaço do SAPO Codebits Labs, na Start Up LisboaZeinal Bava, Celso Martinho, Abílio Martins no espaço do SAPO Codebits Labs, na Start Up LisboaFotografia: Nuno Noronha/SAPO

O Codebits Labs é uma ideia que pretende incentivar a criatividade e o empreendedorismo dos novos génios da tecnologia. Entre eles está Edgar Durão.

Com 32 anos, é um dos empreendedores apoiados pelo SAPO, com o projeto Home Automation, uma ideia que pretende agregar as várias funcionalidades na área da domótica e segurança. O programa é “feito a partir de tecnologias open source e de baixo-custo e a ideia é ser uma alternativa mais barata, escalável e com mais funcionalidades do que o que já existe”, explica o criativo.

O serviço possibilita o “controlo da energia, luminosidade, humidade, temperatura, dentro de casa, a partir do computador, da Internet e do telemóvel”, acrescenta.

Entre os 11 projetos que aceitaram o desafio do SAPO, está também o Slide Deck. “O nome ainda está a ser revisto”, avança Ricardo Jóia, com 32 anos. Este projeto é “uma forma de fazer apresentações, dentro do estilo powerpoint”, explica em traços gerais. O serviço funciona sem que seja necessário um software específico para a visualização da apresentação. “Corre em qualquer tablet, computador ou telemóvel, a partir de um browser”, indica.  “Quem estiver a fazer a apresentação controla-a a partir do dispositivo ligado à Internet e todas as pessoas que estiverem ligadas ao endereço vêm em tempo real o slide a mover-se, independente do local onde estejam”, esclarece.

Os 11 projetos do SAPO Codebtis Labs vão ser acompanhados por mentores - técnicos do SAPO - e vão integrar um conjunto de metas e objetivos - as milestones - , até à apresentação do projeto ao público, na próxima edição do Codebits, agendada para novembro de 2012.

Outras iniciativas abraçadas pela incubadora

A Pumpkin é uma empresa familiar, com quatro caras. Mariana Pessoa e Frank de Brabander, os pais do projeto, regressaram de Inglaterra e decidiram criar um portal de serviços para a família. “O grande objetivo da empresa é tornar a vida das pessoas mais fácil”, explica Mariana Pessoa.

“O utilizador vai ao portal e diz o que precisa, quando e onde é que precisa e é contactado diretamente pelas empresas que lhes oferecem vários orçamentos”, exemplifica Frank de Brabander. “A ideia é poupar tempo e dinheiro às famílias”, conclui.

Entre os serviços mais populares da Pumpkin, estão festas de aniversário, babysitting e atividades infantis. 

Mariana Pessoa, da PumpkinMariana Pessoa, da Pumpkin

A Muse: Amuse By Design pretende criar conteúdos didáticos para crianças e adultos, através da aposta na área da cultura. Cláudia Afonso, a dinamizadora, explicou ao SAPO Notícias que atualmente a empresa já comercializa um kit e bonecas em papel, com 10 trajes tradicionais portugueses e, no futuro, estará disponível para dinamizar museus e espaços culturais.

Entre as empresas, destaque também para a Vegetalícias, um projeto de Anabela Cristos, desempregada há dois anos. A lisboeta licenciada em Línguas e Literaturas Modernas decidiu criar o espaço que disponibiliza cozinha vegetariana biológica ao domicílio, formação, eventos e comida para crianças. “É uma ideia que tinha em mente há uns anos e que agora, com o apoio da Start Up, tive oportunidade de concretizar”, confessa.

O ConsultaClick é um portal online com claras vantagens para os utilizadores que procuram consultas médicas. José Carlos Gomes explica que o projeto surgiu quando um dos sócios da empresa esteve internado e não conseguiu marcar uma consulta via Internet. A necessidade aguça o engenho e o ConsultaClick permite ao “paciente através de um método seguro e rápido a possibilidade de encontrar um especialista adequado às suas necessidades, na hora que deseja, sem custos adicionais para o cliente” através da rede, garante José Carlos Gomes. O serviço inclui ainda uma área pessoal onde ficam registadas todas as consultas agendadas e efetuadas, para um maior controlo do percurso clínico do paciente. O serviço chegou também a Espanha, Roménia e Brasil.

Há energia no meio da crise

A criação de uma incubadora de empresas em Lisboa é uma medida aprovada no Orçamento Participativo de Lisboa e conta com o apoio do Município de Lisboa, Montepio Geral e IAPMEI.

António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, olha para o projeto como a oportunidade para dinamizar a economia da cidade e ocupar os prédios vazios de Lisboa. "É um exemplo de como podemos multiplicar a capacidade de criar projetos". "Este é um sinal de que no meio da crise, há energia, há vontade e capacidade", enalteceu.

António CostaAntónio Costa

Zeinal Bava, CEO da Portugal Telecom, avançou ao SAPO Notícias que toda a rede da PT vai apoiar os vários projetos da Start Up Lisboa, com tecnologia, com o intuito de apoiar quem arrisca.

"Vamos empenhar-nos como empresa e eu pessoalmente também me vou empenhar para dar todo o apoio necessário para que estas pessoas tenham sucesso no futuro", asseverou. "O factor tecnológico é fundamental para potenciar o crescimento da tecnologia", concluiu, parafraseando o Nobel da Economia, Robert Solow.

SAPO

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade