Estes dados resultam de uma pesquisa feita recentemente em Portugal pela Marktest, para a Medicare, e revelam a importância do tema da saúde mental, em particular no género feminino. Do total de inquiridas, 37% revelaram que no último ano sentiram necessidade de procurar ajuda de um profissional de saúde mental e 30% necessitam de tomar algum tipo medicação calmante ou apenas para ajudar a dormir.

Embora cerca de 40% da população portuguesa entre os 18 e os 64 anos afirmem ter sofrido algum sintoma do foro mental nos últimos 12 meses, o equivalente a cerca de 2.354.000 portugueses, apenas 19% foram efetivamente a uma consulta de saúde mental (cerca de 50% dos que revelaram sofrer algum sintoma). No entanto, mais de 70% das mulheres revelaram sentir-se à vontade para falar sobre os seus problemas de saúde mental junto de familiares e/ ou amigos.

No que diz respeito à valorização da saúde mental no local de trabalho, 60% da população portuguesa incluindo mulheres e homens, o equivalente a mais de três milhões de portugueses, consideram que este não é um tema valorizado no seu local de trabalho, sendo esta perceção ainda mais elevada junto daqueles que sentiram necessidade de procurar ajuda de um profissional de saúde mental (65.9%).

Para ajudar os portugueses a melhorar a sua saúde mental, acaba de ser lançada a plataforma Mastercare, gratuita e voltada para a saúde mental e o bem-estar. Esta iniciativa apresenta uma abordagem completa e integrada, beneficiando do apoio e da sabedoria de distintos especialistas em variadas disciplinas.

Desenvolvida para oferecer uma abordagem abrangente e integral, esta iniciativa é uma ferramenta intuitiva que visa facilitar o acesso a conteúdos que promovam o desenvolvimento de competências pessoais. Com uma ampla gama de workshops ministrados por mentores certificados, como Almeida Nunes, Iara Rodrigues, Luisa Mafei, Sophie Deram, Luciana Lopes ou Mariana Abecasis a plataforma abrange diversos tópicos, ligados à saúde física, mental e social.

Algumas das áreas disponíveis na Mastercare incluem conteúdos sobre saúde física (nutrição, exercício, respiração, sono, motricidade), saúde mental (meditação, autoestima, ansiedade, stresse, depressão, burnout, emoções) e saúde social (relações, impulsividade, parentalidade, comunicação, finanças pessoais).

Notícia relacionada

Cientistas descobrem mecanismo da relação entre stress e cancro