"Oito camiões de farinha do Programa Alimentar Mundial entraram na Faixa de Gaza a partir do porto de Ashdod hoje", informou o Exército num comunicado.

No início de abril, sob pressão internacional e em particular dos Estados Unidos, Israel comprometeu-se a utilizar este porto, localizado a cerca de 30 quilómetros a norte de Gaza, para entregar ajuda humanitária.

A Coordenação das Atividades do Governo nos Territórios, uma agência governamental israelita, confirmou esta iniciativa, com um vídeo na rede social X que explica que os alimentos do programa sob a chancela das Nações Unidass já foram inspecionados e estão prontos para entrar na Faixa de Gaza.

"Isto não é apenas mais uma entrada para ajuda humanitária. Também é um ponto adicional de inspeção, que aumenta ainda mais a nossa capacidade", explicou a agência no vídeo.

"Esta é uma nova fase da ajuda humanitária de Israel. Não há limite para a quantidade de ajuda humanitária que estamos dispostos a facilitar. Porque sabemos que a nossa guerra é com o Hamas, não com o povo de Gaza", acrescentou a agência governamental israelita.

RJP // PDF

Lusa/Fim