Os trabalhos oficiais começam esta manhã, com as duas delegações a partirem de Vega Terrón, em Espanha, para descer o Douro de barco ao mesmo tempo que, a bordo, têm início as reuniões setoriais entre os vários ministros dos executivos de Portugal e de Espanha.

Ainda no Douro, haverá um almoço oficial da 29.ª cimeira ibérica, chegando as comitivas pelas 16:00 ao porto da Sra. da Ribeira.

De noite, haverá um jantar reservado, em Vila Real, para finalizar o primeiro dia de trabalhos.

Na terça-feira, as delegações reúnem-se no palácio de Amarante de Vila Real, começando o dia com um encontro empresarial e intervenções dos chefes dos governos de Portugal e Espanha, respetivamente António Costa e Mariano Rajoy.

Neste dia decorrerão também cerimónias militares na Praça do Município e nas quais estarão presentes os três ramos das Forças Armadas.

Depois, as comitivas partem para a Casa de Mateus, onde decorrerá a reunião plenária dos governantes, estando agendada para o final da manhã a conferência de imprensa final dos trabalhos e o fecho da 29.ª cimeira ibérica.

O 'Brexit', um debate sobre o futuro da União Europeia (UE), com especial atenção ao reforço da União Económica e Monetária e o reforço da dimensão social da UE são temas que integrarão a agenda de dois dias dos governantes, indicaram fontes dos executivos dos dois países.

Em Vila Real, informou já a PSP, haverá "excecionais medidas de segurança" nos dias da cimeira, algumas das quais implicando "fortes constrangimentos" na circulação rodoviária.

No final da semana passada, falando nas jornadas do PS em Bragança, o primeiro-ministro e líder socialista sustentou que a cooperação transfronteiriça é essencial para o aumento do potencial de crescimento económico do país, sobretudo das regiões do interior.

"Não faltam temas para tratar com Espanha, desde a segurança à área militar, mas adotar como tema da cimeira a cooperação transfronteiriça e o desenvolvimento das regiões de fronteira é um sinal da maior importância sobre a visão do Governo em relação ao território nacional. Não é por acaso que as regiões mais pobres da Península Ibérica são precisamente aquelas que estão junto à fronteira, seja do lado de cá, seja também do lado de lá", justificou António Costa, em jeito de antecipação da cimeira ibérica.

Já o autarca de Vila Real defendeu, em declarações à Lusa, que a cimeira vai dar notoriedade à localidade, permitindo que a cidade mostre as suas potencialidades e reforce a sua posição como "frente avançada" para o mercado luso-espanhol.

Rui Santos considerou que estes encontros "ao mais alto nível" vão "dar visibilidade" e "notoriedade" à cidade que defende que se tornou no "centro geodésico" do Norte de Portugal.

As cimeiras ibéricas são reuniões anuais bilaterais realizadas entre o presidente do Governo de Espanha e o primeiro-ministro de Portugal onde se discutem questões de grande interesse para ambos os governos e projetos de cooperação entre os dois países.

Esta será a primeira reunião com António Costa como chefe do Governo de Portugal, já que em 2016 não decorreu a cimeira devido à conjuntura política de Espanha, na altura com um executivo de gestão.

PPF (PLI/PMF) // JPS

Lusa/Fim