Foi assim que o baixista do grupo, Emanuel Coelho, descreveu este concerto à agência Lusa, dias antes da estreia, marcada para quinta-feira, no Teatro Maria Matos (em Lisboa), seguindo-se apresentações na sexta-feira, no GNRation (Braga) e, a 30 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

"Paulo" é o resultado de uma encomenda que estas três entidades fizeram aos Sensible Soccers em parceria com Laetitia Morais, pouco mais de um ano depois de o grupo ter editado o álbum "8".

"É um espetáculo que explora um bocadinho o lado mais ambiental da nossa criação musical, que temos feito mais em estúdio e menos ao vivo. É menos canção e mais experimental. E depois a Laetitia Morais foi uma escolha natural, porque tem uma estética visual com que nos identificamos", afirmou Emanuel Botelho.

Os Sensible Soccers são um quarteto instrumental, cuja sonoridade assenta em guitarra, baixo e sintetizadores, e pode associar-se às correntes do pós-rock, do kraut rock, de algum psicadelismo, da música ambiental, embora o baixista admita que as conotações musicais sejam difíceis de fazer.

Tal como vários temas anteriores, também este espetáculo foi batizado com um nome próprio. "Bom, tem que se dar um nome às coisas. Temos o hábito de usar nomes próprios, mas fica um bocado no limbo. Pode ser um objeto, uma personagem. Queremos que o público tenha a sua própria interpretação", disse Emanuel Coelho.

Em palco, a banda e a artista visual estarão numa espécie de diálogo entre imagem e música, e interpretando uma ideia de narrativa, explicou o músico a partir de Fornelo, pequena localidade de Vila do Conde onde o grupo ensaia e trabalha.

Dos Sensible Soccers fazem parte Emanuel Botelho (baixo), Filipe Azevedo (guitarra), Hugo Alfredo Gomes (teclados) e Manuel Justo (teclados e voz). Com uma média de idades a rondar os trinta, os quatro músicos vivem para a banda e geograficamente estão dispersos entre Vila do Conde, São João da Madeira e Coimbra.

Depois de terem feito mais de cem concertos desde 2011 - "o que é bastante para o nosso espectro musical", diz Emanuel Coelho - os Sensible Soccers não deverão dar mais concertos até ao final ano.

Editaram o álbum "8" (2014) e o EP "Sensible Soccers" (2011).

SS // MAG

Lusa/fim