Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a edição deste ano, que em Portugal conta com 56 municípios, quer promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos.

As novas tecnologias, através das suas aplicações e plataformas 'online', contribuem para tornar a mobilidade mais eficiente e, desta forma, economizar dinheiro e ajudar o ambiente.

A APA pede às autoridades locais aderentes à Semana que demonstrem que estão dispostas a investir no futuro e numa nova cultura da mobilidade e, assim, implementar medidas permanentes que representam benefícios reais e duradouros para as cidades ou vilas, medidas essas no âmbito de uma mobilidade sustentável e integradas numa política de transportes urbanos sustentáveis.

Este ano, 48 países e 2.300 localidades decidiram aderir a esta iniciativa europeia, sendo que Portugal conta com a participação de, pelo menos, 56 municípios com 59 localidades, o que significa que serão acrescentadas mais medidas permanentes às 3.375 já introduzidas no país.

CC // HB

Lusa/fim