De visita oficial a Angola, Gabriel Costa revelou que foram celebrados vários acordos bilaterais, destacando as "excelentes as relações de cooperação, alicerçadas num passado comum de luta pela soberania nacional", entre os dois países, apostando agora na "consolidação dos sistemas democráticos e promoção do desenvolvimento sustentável dos respetivos Estados".

Citado pela Angop, Gabriel Costa disse que a "cooperação com Angola é frutuosa e está aberta uma nova era" no quadro das relações entre os dois países, para a qual contribui a "estabilidade política" existente.

"As instituições de um país economicamente débil devem funcionar o melhor possível, pelo interesse da nação", afirmou, esperando apoio de Angola também em áreas como a promoção do turismo, projetos de redução da fome e pobreza, investimento em educação, saúde ou abastecimento de água.

O anúncio recente de descoberta de novas jazidas petrolíferas na região constitui também uma oportunidade para investidores angolanos da área, explicou o governante.

O aumento da pirataria na região do Golfo da Guiné e a integração regional na Comunidade de Desenvolvimento da África Central (CEAC) foram outras das matérias abordadas.

PJA // VC

Lusa/Fim