Em conferência de imprensa, antes de mais um treino na Cidade do Futebol, o defesa de 38 anos confessou que ainda não sabe como vai ser o seu futuro depois da competição, mas de neste momento só pensa em Portugal e em realizar um bom Europeu.

"A cabeça diz-me para continuar a jogar e o corpo tem permitido. É uma luta que tenho comigo próprio e sei que a vou perder com a idade. Não vai dar para muito mais. Sinto-me bem e enquanto a cabeça quiser e o corpo permitir vou tentar continuar. Sou uma pessoa tranquila, descanso e repouso mais do que o normal e por isso, se calhar, estou aqui", afirmou Ricardo Carvalho.

Depois do Mundial2010, o defesa central do Mónaco nunca mais viveu uma fase final de uma grande competição, sobretudo depois de ter entrado em 'choque' com o anterior selecionador, Paulo Bento.

"A verdade é que sempre tive saudades, sempre quis representar o meu país e sempre disse que estava disponível. Felizmente, com esta idade, ainda estou aqui e sinto que posso ajudar o grupo. Sinto-me bem e isso é gratificante", disse.

Com 84 internacionalizações, Carvalho mostrou-se "orgulhoso" do percurso que tem na seleção nacional, sobretudo na campanha do Euro2004, em que Portugal alcançou a final, e o Mundial2006, quando chegou às meias-finais.

"Já vivi momentos muito bons e marcantes na seleção. Infelizmente, ainda nos recordamos da final perdida em 2004, mas para ganharmos algo é preciso chegar lá e nesse ano conseguimos. Vamos ver se agora também chegamos lá", referiu.

O antigo jogador de FC Porto, Chelsea e Real Madrid mostrou-se consciente da "importância e responsabilidade" que tem na seleção lusa para os jogadores mais novos e recordou como foram os seus primeiros tempos na equipa, em 2003.

"Também era novo, tinha jogadores experientes como o Figo, o Fernando Couto e o Rui Costa, que foram importantes. Espero que agora seja o mesmo. Temos de ajudar os mais novos e integrá-los bem", explicou.

Carvalho disse que os jogadores da seleção portuguesa têm a "ambição de fazer um bom Euro2016" e que, por agora, o objetivo passa por chegarem a França "o mais bem preparados para as dificuldades" que vão encontrar.

"Todos nós fizemos boas campanhas nos clubes e é por essa razão que também estamos aqui. Cada uma tem de fazer o seu trabalho e estar preparado para fazer o seu melhor quando for chamado", frisou.

O central assumiu que o seu sonho seria acabar a carreira no FC Porto, hipótese que perdeu força quando trocou o Real Madrid pelo Mónaco, em 2013.

"Nunca houve o convite e agora o tempo de regressar já passou. Era o meu sonho", concluiu.

Portugal treina hoje na Cidade do Futebol e viaja na quarta-feira para Londres, onde na quinta-feira defronta a Inglaterra, num particular que vai decorrer no Estádio de Wembley.

Cristiano Ronaldo e Pepe, que no sábado venceram a Liga dos Campeões com o Real Madrid, só se juntam à seleção nacional no domingo e completam o grupo de 23 convocados do selecionador Fernando Santos.

Antes de partir para solo gaulês, Portugal ainda recebe a Estónia, a 08 de junho, no Estádio do Luz, naquele que será o último teste antes da competição.

No Euro2016, a seleção nacional vai disputar o Grupo F com Islândia, Áustria e Hungria.

LG/MYO // JP

Lusa/Fim