Assim, a partir das 19:00, vai ser possível assistir à atuação dos portugueses Manuel Fúria e Os Náufragos, grupo com o 'single' "20.000 Naves" a circular em antecipação do novo álbum, seguindo-se o concerto de Peter Hook, antigo membro dos Joy Division e da banda que os sucedeu, os New Order.

A noite prossegue com o projeto Legendary Tigerman, de Paulo Furtado, a partir das 21:20, antes da entrada em palco dos Happy Mondays, grupo que faz parte do conjunto de artistas que saiu de Manchester, nos anos 1980, para o mundo, ainda com Shaun Ryder à cabeça.

A partir das 00:30 de sexta-feira é a vez de Peter Murphy regressar aos palcos nacionais, datando o último álbum do cantor que deu voz a temas como "Bela Lugosi's Dead", de 2014, sob o título de "Lion".

A noite prolonga-se até para lá das 02:05, hora em que António Zambujo vai dar início ao seu concerto, o último do primeiro dia do festival.

De acordo com a organização, o objetivo do evento é devolver a "glória" ao festival de Vilar de Mouros, em Caminha.

"Estamos a montar um festival muito bonito e a fazer tudo para que seja o melhor e mais cómodo possível para o público. Estamos cheios de vontade de devolver a este festival a glória de há 50 anos. Está tudo a correr muito bem", revelou à agência Lusa um dos responsáveis da promotora do mítico festival, Paulo Ventura.

Além do palco principal, que implica a compra de bilhete, o evento terá ainda um segundo palco, de acesso gratuito, no recinto inicial do festival, "onde será feita a projeção de filmes".

O preço dos bilhetes oscila entre os 25 euros do passe diário e os 50 euros, para os três dias e que inclui campismo gratuito. A entrada é gratuita para crianças dos três aos cinco anos desde que acompanhadas por um adulto portador de bilhete válido.

TDI (ABYC) // MAG

Lusa/Fim