A exposição, inaugurada hoje de manhã, decorre na sede do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis), situado na freguesia de Moscavide, concelho de Loures.

A mostra de armas antigas, que é organizada pela primeira vez pela PSP, decorre em paralelo a um leilão de 260 armas, entre caçadeiras, pistolas, revólveres e carabinas.

Em declarações à agência Lusa, o intendente Pedro Moura, do Departamento de Armas e Explosivos da PSP, explicou que se trata de armas com "um grande interesse museológico", algumas que pertencem à polícia e outras que resultam de processos-crime ou de entrega voluntária.

"São armas de meados do século XIX e século XX, que têm um historial na PSP ou nas Forças Armadas Portuguesas, mas também armas de outros países, que foram utilizadas durante as duas grandes guerras mundiais", resumiu.

Alguns dos destaques desta exposição são uma pistola que pertenceu ao rei D. Manuel II, o último monarca português, revólveres que pertenceram à polícia política PIDE e ainda armas utilizadas pelos alemães durante a I e II Guerra Mundial.

Além de armas, podem ser encontradas também documentações ilustrativas e caixas antigas para guardar munições e pólvora de caça.

"Temos um conjunto muito grande de armas valiosas, não só em termos históricos, mas em termos comerciais estão aqui armas que se fossem colocadas à venda ascenderiam a muitos milhares de euros", sublinhou.

Pedro Moura referiu que, "se tudo correr bem", para o ano se poderá repetir esta exposição de armas antigas.

Também no Cometlis decorre uma exposição de 260 armas para leilão, que se realiza a 02 e 03 de junho e que foram apreendidas em operações policiais, declaradas perdidas a favor do Estado, achadas ou com ações judiciais, refere o edital do leilão.

Podem participar no leilão os cidadãos legalmente isentos de licença de uso e porte de arma - militares, elementos das forças de segurança, juízes e magistrados -, titulares de licença para a classe de armas respetiva, armeiros e colecionadores.

A PSP vai aproveitar o público presente no leilão para dar conta dos procedimentos de segurança a adotar no manuseamento e transporte de armas, limites de detenção, obrigações dos portadores de armas e seguro de responsabilidade civil.

Em 2014, a PSP realizou dois leilões de armas em Lisboa e no Porto, tendo no de Lisboa conseguido arrecadar 67 mil euros.

FYS (CMP) // PMC

Lusa/Fim