O espetáculo faz parte das comemorações dos 60 anos da Fundação Calouste Gulbenkian, que decorre até julho, com uma programação que percorre desde a música às artes plásticas, das áreas da educação à ação social, intitulada "Jardim de Verão".

O projeto "Ópera na Prisão - D. Giovanni 1003 - Leporello 2015" foi desenvolvido pela Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), no Estabelecimento Prisional de Leiria, onde os técnicos trabalharam com os reclusos, ao longo de dois anos.

Depois de terem apresentado récitas no próprio estabelecimento prisional, em outubro do ano passado, os reclusos vão atuar no Grande Auditório da Gulbenkian, a partir das 19:00, acompanhados pela orquestra da fundação.

De acordo com a Gulbenkian, o espetáculo tem direção musical de José Eduardo Gomes, direção artística de Paulo Lameiro, direção cénica de David Ramy, com Paulo Lameiro, coreografia de Clara Leão, cenografia e adereços de Carla Freire, desenho de luz de David Ramy, com a colaboração de Luís Fradique, e a pianista acompanhadora é Yumiko Ishizuka.

Esta versão de "Don Giovanni" foi criada a pensar nos condicionalismos inerentes à récita original, apresentada no interior do Estabelecimento Prisional Regional de Leiria, tendo a ação sido cortada para permitir toda a produção dentro do tempo que os reclusos têm fora da cela.

Ainda que as principais árias dos solistas estejam presentes, quase todas foram alvos de cortes e, nesta versão, Don Giovanni não tem somente um criado, mas um serviço de criados que são todos os reclusos.

O projeto iniciou-se em 2014, com uma troca de experiências musicais entre um grupo de reclusos da Prisão Escola de Leiria, e uma equipa multidisciplinar de artistas, e termina no final de 2016, com o estabelecimento de pontes entre os reclusos e instituições artísticas das suas áreas de residência.

Apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa PARTIS (Práticas Artísticas de Inclusão Social), o Projeto Ópera na Prisão resulta de uma parceria estabelecida entre o Estabelecimento Prisional de Leiria -- Jovens, a SAMP -- Sociedade Artística e Musical dos Pousos, a Escola de Dança Clara Leão, a Câmara Municipal de Leiria e a Fundação Caixa Agrícola.

A receita de bilheteira deste espetáculo reverte integralmente para a SAMP.

AG // MAG

Lusa/Fim