O espetáculo de inauguração, com coreografia de Daniel Cardoso, é apresentado para marcar a inauguração, regressando ao renovado cineteatro no domingo, dia 06 de setembro, às 16:00.

Localizado no Largo da Igreja, na Damaia, concelho da Amadora, o cineteatro D. João V estava encerrado desde 2001, abrindo apenas pontualmente para algumas iniciativas e, em 2013, foram iniciadas obras de reabilitação, pela autarquia, para aumentar as valências artísticas do equipamento.

Na reabertura atua o Quorum Ballet, companhia residente nos Recreios da Amadora, com o espetáculo "Correr o Fado", inspirado na expressão musical portuguesa classificada em 2011 Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A coreografia, estreada nesse ano, foi já apresentada em várias digressões da companhia, nomeadamente na China, este ano, e em 2013 em Espanha, Equador, Sérvia, Dinamarca e Tailândia.

As obras no equipamento, num investimento de cerca de dois milhões de euros, preservaram a estrutura do imóvel, mas o projeto permitiu aumentar as valências artísticas do espaço, que passou a ter condições para receber conferências.

AG // MAG

Lusa/fim