"De acordo com os relatos existentes e com as declarações da Autoridade Nacional de Proteção Civil e das corporações locais dos Bombeiros, há registos compatíveis com a ocorrência de quatro tornados", refere, em comunicado, o IPMA.

O primeiro tornado ocorreu na cidade de Olhão às 19:45 de segunda-feira e pouco antes das 21:30 um outro ocorreu no concelho de Serpa, no distrito de Faro e Beja, respetivamente.

"Cerca das 23:00 foi atingida uma zona rural em Pedrogão do Alentejo, no concelho da Vidigueira [distrito de Beja], e pouco depois da meia-noite [inicio da madrugada de hoje], novamente no concelho de Serpa, a quarta ocorrência afetou uma exploração agrícola", explica o IPMA.

Os quatro casos estão a "ser documentado em detalhe pelo IPMA e vão ser analisados com base na observação meteorológica existente, devendo a informação ser disponibilizada assim que possível", acrescenta no comunicado o Instituto.

O mau tempo registado durante segunda-feira e início da madrugada provocou inundações e queda de árvores nos distritos Beja, Évora, Faro.

MSE // SB

Lusa/Fim