"Neste momento, mantêm-se quatro incêndios ativos, sendo o mais recente um em São Pedro do Sul, em Viseu. Os incêndios que causam maior preocupação são em Pampilhosa da Serra, Coimbra, e em Nelas, Viseu, envolvendo o maior número de operacionais", disse à Lusa o oficial de operações da ANPC, comandante Carlos Pereira.

Segundo o responsável, no incêndio de Pampilhosa da Serra estão 641 operacionais, apoiados 197 veículos no combate às chamas, enquanto em Nelas estão 189 operacionais com 52 veículos.

Os bombeiros estão ainda a combater as chamas que lavram em São Pedro do Sul, Viseu, com 131 operacionais e 39 viaturas, e em Castro Daire, também Viseu, com 121 bombeiros e 36 veículos.

"Três dos quatro incêndios ativos são em Viseu, que tem estado a ser fustigado, sendo o outro incêndio em Coimbra. Não temos registo de mais feridos, para além dos três já referidos, e não temos conhecimento de nenhuma aldeia ou habitação em perigo nestas quatro ocorrências", explicou.

Dois bombeiros voluntários de Cantanhede, que esta segunda-feira sofreram ferimentos no concelho de Arganil, quando se despistaram a caminho de Pampilhosa da Serra não correm risco de vida, existindo um outro bombeiro que sofreu queimaduras de segundo grau nos membros inferiores em Nelas.

Carlos Pereira disse ainda que os bombeiros têm estado a aproveitar a entrada da humidade e o cair da noite para tentar extinguir as chamas.

"Estamos a reforçar os meios e tentar aproveitar a noite para resolver estes quatro incêndios", defendeu.

Um incêndio em Rio Maior, distrito de Santarém, e um num outro local de Castro Daire, em Viseu, já entraram em fase de resolução.

AJO // ARA

Lusa/Fim