Em comunicado, a PSP do Porto informou que, depois de presentes junto das autoridades judiciárias, todos os suspeitos viram aplicada "a medida de coação de prisão preventiva".

Os homens, "sem residência fixa" em Portugal, e com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos, foram detidos na sexta-feira durante uma operação policial que incluiu quatro buscas domiciliárias e não domiciliárias nas áreas de Rio Tinto (concelho de Gondomar, distrito do Porto) e Santa Maria da Feira.

"Através de arrombamento ou chave falsa, subtraíam todo o tipo de artigos de valor, nomeadamente artigos em ouro, prata, quantias em dinheiro, computadores, televisores, máquinas fotográficas e de vídeo", referiu o Comando Metropolitano do Porto da PSP.

Na ação da Divisão de Investigação Criminal, a PSP apreendeu dois carros, mil euros, "diversos objetos de joalharia, aparelhos audiovisuais e luvas e gorros", bem como "ferramentas diversas e utensílios usados no arrombamento e abertura de portas através de chave falsa".

De acordo com a PSP, os detidos estavam "referenciados pela polícia desde junho pela prática de cerca de vinte e cinco crimes de furto qualificado no interior de residência", dos quais "resultaram elevados prejuízos patrimoniais para as vítimas".

ACG // VM

Lusa/Fim