Fonte oficial do gabinete de António Costa disse à agência Lusa que o PCP é o primeiro partido a ser recebido, pelas 14:30, seguindo-se, com intervalos de 45 minutos, o CDS-PP, "Os Verdes", o Bloco de Esquerda e o PSD.

Na segunda-feira, ao fim da manhã, António Costa estará nas Jornadas Parlamentares do PS, em Ponta Delgada (Açores), razão pela qual o seu partido não consta da lista de audiências de domingo.

Este formato de reuniões separadas com forças políticas, na residência oficial do primeiro-ministro, antes de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia em Bruxelas, foi agora retomado, depois de os partidos e o executivo não se terem entendido no parlamento em torno da marcação de um debate preparatório sobre questões europeias.

Na quinta-feira, quando foi detetado que a conferência de líderes não tinha marcado qualquer debate preparatório sobre a agenda do Conselho Europeu, o Governo, por intermédio do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, sugeriu a marcação do debate para sexta-feira com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

No entanto, o PSD exigiu a presença do primeiro-ministro no parlamento, o que foi impossível de concretizar, já que António Costa, na sexta-feira, teve agenda no Porto e Guimarães.

PMF // ZO

Lusa/fim