"O que nos interessa é saber se a Rússia cumpre ou não o código mundial da AMA. A rapidez com que a Rússia vai recuperar a homologação não é um problema nosso. Nós não existimos para que os atletas russos estejam no Rio, existimos para garantir que a Rusada é suficientemente reformada para reaver a homologação", respondeu Craig Reedie à revista Newsweek, quando questionado sobre se a Rússia iria participar nas provas de atletismo de Rio2016.

O presidente da AMA lembrou ainda que, quando a agência antidopagem russa conseguir recuperar a homologação, caberá à Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e ao Comité Olímpico Internacional decidir se a Rússia pode estar presente no Rio2016.

Em novembro de 2015, a IAAF suspendeu o atletismo russo de todas as competições internacionais, depois de uma comissão independente mandatada pela AMA ter confirmado a existência de doping generalizado entre os atletas do país.

Craig Reedie revelou ainda à revista norte-americana que o organismo que tutela tem colaborado estreitamente com o Governo russo para pôr em marcha um programa que permita à Rusada cumprir a reforma exigida.

AMG // JP

Lusa/Fim