De acordo com a associação, que organiza os prémios, serão anunciados galardoados em 25 categorias, entre outras áreas, como a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, a melhor exposição, mecenato e projeto museográfico.

A cerimónia de anúncio dos premiados decorre a partir das 11:00 no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, com a presença de João Neto, presidente da APOM, e do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

Este ano a entidade recebeu 253 candidaturas de instituições de Portugal continental e das Regiões Autónomas, bem como de projetos de expositivos portugueses no estrangeiro.

A APOM, fundada em 1965 para incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus, atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.

Este ano, a entidade entrega um Prémio Especial ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, "pelo apoio que tem dado ao setor da museologia", disse à agência Lusa o presidente da associação.

Em 2017, o vencedor de Melhor Museu Português foi o Museu do Dinheiro, em Lisboa.

AG // TDI

Lusa/Fim