"Tenho um grande desgosto pessoal, era amigo dele há muito tempo, era uma grande figura, um franciscano muito devotado ao ensino, à investigação da bíblia e ao serviço dos outros", disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas em Coimbra.

O Presidente da República foi informado da morte de Joaquim Carreira das Neves pelo jornalista da SIC que acompanhou a sessão de hoje na Faculdade de Medicina e mostrou-se emocionado.

"Está a dar-me essa notícia e eu é com muito pesar que tomo conhecimento do desaparecimento de uma figura grande da cultura portuguesa", frisou o PR.

O padre franciscano Joaquim Carreira das Neves morreu hoje, em Lisboa, aos 82 anos, disse à agência Lusa uma fonte do Seminário da Luz, em Carnide, em Lisboa, onde este residia.

A agência Ecclesia noticiou a morte do professor de Teologia Bíblica na Universidade Católica Portuguesa (UCP), que foi autor de várias obras científicas e de divulgação. O padre chegou a colaborar regularmente com o Programa Ecclesia (RTP2).

Joaquim Carreira das Neves nasceu em 26 de junho de 1934 na Caranguejeira (Leiria) e foi ordenado sacerdote em 13 de julho de 1958; licenciou-se em Teologia em Roma, doutorando-se em Teologia Bíblica na Universidade Pontifícia de Salamanca (1967).

Foi autor de várias obras literárias ligadas aos estudos bíblicos, entre as quais 'As Grandes Figuras da Bíblia' e desenvolveu investigações sobre Jesus e a Cristologia das primeiras comunidades cristãs.

JLS (DD/EYC) // JMR

Lusa/Fim