A 49ª edição desta feira - que decorrerá de 19 a 22 de março - considerada uma das mais importantes na compra e venda de direitos de obras para a infância e juventude.

É o palco onde as mais importantes editoras apresentam as novidades editoriais e negoceiam traduções e edições internacionais.

Segundo a organização, esta é uma oportunidade para conhecer "a cultura de Portugal e a tradição ibérica, possivelmente menos conhecida do que a de Espanha, mas certamente não menos importante no que toca ao contributo literário e histórico".

Anualmente há um país convidado, sobre o qual são realizadas várias atividades, entre elas uma grande exposição sobre ilustração para a infância, lançamentos editoriais, e mostras espalhadas pela cidade italiana.

A exposição de ilustração de Portugal terá por título "Como as cerejas" e será comissariada por Eduarod Filipe e Ju Godinho, diretores da Ilustrarte.

Ser país convidado numa feira como a de Bolonha permite uma maior visibilidade da literatura para a infância e juventude desse país, já que tem direito a um pavilhão onde são disponibilizadas para consulta dos profissionais do setor algumas dezenas de títulos daquela área.

Nos últimos anos, a participação de Portugal na feira é a nível individual, por iniciativa de cada editora ou grupo editorial.

Em 2013, o país convidado da feira de Bolonha será a Suécia.

SS.

Lusa/fim