Depois do triunfo por 2-0 a 26 de abril de 1975, num jogo disputado em Paris, Portugal foi a partir daí derrotado em todos os embates com os gauleses, incluindo três meias-finais de grandes competições.

Em solo luso, o cenário é ainda mais devastador, com o último sucesso a acontecer a 14 de abril de 1946, no Estádio Nacional, por 2-1.

O selecionador Fernando Santos, que tem todos os 23 convocados disponíveis, vai ter que remodelar por completo o meio-campo luso, devido à crise de lesões que assolou o setor.

João Moutinho, William Carvalho e Fábio Coentrão são ausências certas devido a problemas físicos. Também Tiago ficará de fora, mas por castigo.

No Estádio José Alvalade, Ronaldo vai tentar marcar o seu primeiro golo em toda a temporada, depois de ter iniciado a época em 'branco' pelo Real Madrid.

Além de procurar encerrar um período de cerca de 40 anos em que perdeu sempre com os gauleses, este jogo serve também como um teste para Portugal, que na segunda-feira defronta a Albânia, em jogo do grupo I de qualificação para o Europeu de 2016.

A equipa das 'quinas' lidera o agrupamento com 12 pontos, mais dois do que a Dinamarca, que é segunda classificada, em igualdade pontual com a Albânia, terceira, mas com menos um jogo disputado.

O 24.º embate entre Portugal e França, agendado para as 19:45, será arbitrado pelo holandês Danny Makkelie.

LG // VR

Lusa/fim