"O Ministério da Economia colocará assim, nas próximas semanas, como previsto nos programas Capitalizar e StartUP Portugal, e em linha com iniciativas como o WebSummit, mais de 200 milhões de euros de capitais próprios à disposição dos empreendedores e empresas portuguesas", diz um comunicado deste ministério.

De acordo com a nota de imprensa, o Ministério da Economia, através da Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A. (IFD), disponibilizou aos concorrentes da Linha de Financiamento a Fundos de Capital de Risco, os resultados da análise técnica das 25 candidaturas aceites a concurso, de um total inicial de 26, e respetiva proposta preliminar de atribuição de verbas.

O concurso está inserido no Programa Capitalizar, que tem como objetivo o reforço das estruturas de capitais das empresas portuguesas e a melhoria das condições de financiamento das pequenas e médias empresas (PME).

Este instrumento financeiro é dirigido ao cofinanciamento de Fundos de Capital de Risco com verbas de vários Programas Operacionais do Portugal2020 (Programas Operacionais Regionais e COMPETE2020), através do Fundo de Capital e Quase-Capital (FC&QC), gerido pela IFD.

Segundo o Ministério da Economia, o montante global a atribuir aos Fundos de Capital de Risco selecionados é de 98.297.044,01 euros.

"A estas verbas acresce o necessário coinvestimento privado dos candidatos, o que permitirá colocar à disposição das PME portuguesas, nas próximas semanas, cerca de 200 milhões de euros", diz o mesmo comunicado.

As candidaturas recebidas pela IFD foram consideradas "de mérito muito elevado, tendo vários fundos concorrentes investimento privado estrangeiro no capital".

A decisão de adjudicação final será tomada depois de decorrido o período de audiência prévia obrigatório, altura em que será tornada pública a lista de operadores selecionados.

RRA// ATR

Lusa/Fim