"O Reino Unido, pelo qual a Escócia votou para permanecer em 2014, já não existe", afirmou a primeira-ministra escocesa à estação britânica BBC, garantido que tudo fará "para proteger os interesses dos escoceses".

Contrariamente aos ingleses, os escoceses votaram, maioritariamente, pela permanência na União Europeia e, segundo sondagens hoje publicadas, estes irão votar pela independência da Escócia casa haja um novo referendo.

De acordo com uma sondagem hoje divulgada, mais de metade (52%) dos escoceses querem agora a independência, depois de o Reino Unido ter decidido deixar a União Europeia ('brexit').

A sondagem da Panelbase para o Sunday Times conclui que 52% dos inquiridos defendem a independência da Escócia do Reino Unido, enquanto 48% estão contra.

A Escócia rejeitou a independência num referendo realizado em 2014, mas a primeira-ministra Nicola Sturgeon admitiu já que uma segunda ida às urnas é "altamente provável", para a evitar que os escoceses sejam forçados a sair da União Europeia contra a sua vontade.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair da União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira. No entanto, 62% dos eleitores da Escócia votaram a favor do 'remain', ou seja, da permanência na União.

SMS (SP)// SO

Lusa/Fim