O programa contempla três painéis de debate, a partir das 14:30 no edifício novo da Assembleia da República: "o parlamento visto pelas redes sociais", "o parlamento visto pela comunicação social" e "os desafios do parlamento digital".

A sessão de abertura estará a cargo do Presidente da Assembleia da República e o encerramento será protagonizado pelo coordenador do grupo de trabalho para o parlamento digital, o deputado socialista Jorge Lacão.

As discussões temáticas contam com a participação de diversos convidados como a vogal da Comissão Nacional de Proteção de Dados Ana Roque, os jornalistas António José Teixeira, David Dinis, Anabela Neves, Helena Garrido, Fernanda Câncio, o historiador e comentador político Pacheco Pereira, entre outros.

Os deputados que têm feito parte do grupo de trabalho especializado Ricardo Baptista Leite (PSD), Ivan Gonçalves (PS), Luís Monteiro (BE), João Almeida (CDS-PP), Bruno Dias (PCP) e Heloísa Apolónia (PEV) também intervêm.

No discurso da sessão solene do 25 de Abril, Ferro Rodrigues avançou com a ideia do "Parlamento Digital", sugerindo "trazer mais a revolução digital para dentro da democracia" e citando um dos seus antecessores no cargo, Almeida Santos.

O presidente da Assembleia da República anunciou depois, em maio, a criação do referido grupo de trabalho com a missão de propor novas ferramentas digitais que aumentem a comunicação com os cidadãos e a transparência dos trabalhos parlamentares, com mandato até ao final do ano para recolher contributos da academia, cidadãos, Governo, funcionários parlamentares e da sociedade civil.

HPG (SF) // ZO

Lusa/Fim