A Galp Energia anunciou na quinta-feira que pretende alienar 22,5% da Galp Gás Natural Distribuição a um consórcio liderado pela japonesa Marubeni, por 138 milhões de euros, explicando que a operação no negócio de infraestruturas reguladas de gás natural da Galp depende ainda de autorização do regulador, estando a conclusão da operação prevista para o último trimestre do ano.

Em declarações aos jornalistas, em conferência de imprensa para apresentação de resultados, o presidente da Galp Energia, Carlos Gomes da Silva, explicou que "há simetria" nos objetivos das duas partes com esta parceria.

"Viram na Galp um operador credível, com uma presença em mercados importantes e perceberam a capacidade para chegar a outras regiões no mundo, designadamente África e Brasil, e nós olhamos para as áreas onde o consórcio está presente e vemos oportunidade de negócio", declarou.

Carlos Gomes da Silva realçou que o acordo "abre portas para uma parceria que é neste momento uma folha em branco", referindo que "um dos ativos que a Galp tem é a forma como consegue estabelecer parcerias de longo prazo e com isso trazer negócio para outras áreas de atividade".

A Galp Gás Natural Distribuição é uma holding, detida a 100% pela Galp, com participações em nove empresas de distribuição e tem uma rede de média e baixa pressão com mais de 12.500 quilómetros de gasodutos.

A Marubeni é um conglomerado fundado em 1858, sediado em Tóquio, com presença em Portugal desde 2013, onde opera na geração elétrica e nos serviços de água e saneamento.

JNM (RN) // VC

Lusa/Fim