Jorge Pina, que recebeu o galardão em Marselha, foi escolhido entre 70 candidatos ao prémio, atribuído no âmbito de Semana Europeia do Desporto 2017.

O prémio, que pela primeira vez distinguiu um português, visa reconhecer um indivíduo que trabalha de forma consistente na promoção do desporto e da atividade física na sua comunidade.

Na cerimónia de atribuição do prémio, Jorge Pina, deficiente visual desde 2004, dedicou-o a todos os jovens que acreditam no desporto.

"Apesar de ser cego, aprendi a ver melhor de outras formas, tal como o Principezinho, de Saint-Exupéry, passei a conseguir ver através do coração, e é com gratidão e reconhecimento que recebo este prémio, que é também de todos os jovens que acreditam no desporto e naquilo que modestamente tenho podido contribuir para que através do desporto sejam mais felizes", disse o atleta, citado pela sua assessoria de imprensa.

Jorge Pina, que em 2011 criou a associação com o seu nome -- que desenvolve vários projetos sociais - e em 2015 uma escola de atletismo adaptado, tem 41 anos e até aos 25 conquistou vários títulos nacionais e internacionais de pugilismo.

Depois de ter perdido 90% da visão, sobretudo devido às competições de pugilismo, começou a praticar atletismo, tendo marcado presença nos Jogos Paralímpicos Pequim2008, Londres2012 e Rio2016.

AO // RPM

Lusa/Fim