Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

28 de Janeiro de 2013, 09:58

Conferência

O ABC do livro digital para crianças discute-se hoje em Lisboa

O livro digital traz novos desafios aos criadores de histórias para crianças O livro digital traz novos desafios aos criadores de histórias para crianças Imagem: AFP

O encontro, marcado para a Fundação Calouste Gulbenkian, reunirá escritores, designers, investigadores, jornalistas e especialistas em conteúdos digitais em torno do livro digital especificamente para crianças, desde a ideia no papel até ao produto final.

Além do presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria, e do comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, a conferência contará com os escritores Rui Zink, Afono Cruz e Isabel Minhós Martins, o designer Jorge Silva ou os consultores Ilídio Nunes e Paulo Ferreira.

No encontro partiparão ainda Neal Hoskins, consultor para a área digital da Feira do Livro Infantil de Bolonha, ou Eduardo Carqueja, director da Appgeneration, empresa que desenvolve projetos para suportes digitais, e Humberto Neves, fundador da produtora de conteúdos digitais Ardozia.

"É preciso perceber de facto o que é o livro digital, porque não é bem um livro, não é um jogo, não é um filme. E até aqui temos visto sobretudo livros adaptados para digital a partir de papel", disse à agência Lusa André Letria, ilustrador e um dos impulsionadores da conferência.

Durante a conferência será lançado o prémio Nave Especial - Histórias digitais ilustradas, para estimular a produção de livros digitais e criar mercado nesta área.

O galardão destina-se apenas a histórias inéditas, nunca antes publicadas, e desenvolvidas em exclusivo para o digital.

A conferência e o prémio são duas das primeiras iniciativas do projeto Nave Especial, que junta André Letria, fundador da editora Pato Lógico, e a empresa de computação Biodroid.

SAPO

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade