Tendo como subtítulo "Em legítima defesa da poesia insular", o projeto Vértice foi idealizado pelo compositor e instrumentalista Tozé Cardoso, com a intenção de promover e divulgar a obra poética de escritores madeirenses do século XX. Ao mesmo tempo, a vertente musical acentua e valoriza as particularidades dos cordofones regionais, nomeadamente a braguinha e o rajão.

"Espero, sinceramente, que este projeto mostre a Madeira de um modo diferente, que mostre o núcleo cultural que é, pois aqui existem músicos e escritores que são muito válidos, mas que por motivos vários não passam lá para fora", disse Tozé Cardoso, durante uma apresentação só para convidados, no Funchal.

O projeto Vértice envolve ainda os músicos madeirenses Rui Camacho (percussões e flauta transversal) e Miguel Camacho (trombone de varas), bem como o ator António Plácido, responsável pela declamação dos poemas.

O grupo define o conteúdo instrumental da obra como "música alternativa" e destaca o facto de "evidenciar as potencialidades dos instrumentos tradicionais madeirenses" fora do universo popular e folclórico.

Além de Herberto Helder e José Agostinho Baptista, contam-se entre os poetas insulares selecionados José Tolentino Mendonça, José Viale Moutinho, Cabral do Nascimento e António Aragão.

Surgem também os nomes de Irene Lucília, David Pinto Correia, José de Sains-Trueva, José António Gonçalves, Carlos Fino, Avelino Costa, Teresa Jardim e Vieira de Freitas.

Destaque, ainda, para um dos mais famosos poetas populares madeirenses: Manuel Gonçalves, que ficou conhecido por Feiticeiro do Norte.

O denominador comum aos 15 poemas selecionados reside no destaque dado à ilha e ao sentimento ilhéu, mas também na cadência irregular dos versos, que à partida eram tidos como não musicáveis.

"Quando se fala de poesia há sempre a noção dos versos em quadra, fáceis de musicar ou próprios para musicar, mas eu escolhi precisamente ao contrário, escolhi poemas que não foram feitos para serem musicados", explicou Rui Camacho, responsável pela seleção poética, realçando que um dos objetivos é apresentar a poesia madeirense "dita, cantada e musicada de forma diferente".

A banda Vértice já recebeu o convite de uma editora nacional para gravar um álbum, o que deverá acontecer entre fevereiro e março de 2016. Por outro lado, será realizado um videoclip promocional ainda este ano, com base no poema "Ofício de cantar", do poeta José de Sainz-Trueva.

O grupo pretende ainda organizar um ciclo de conferências, em colaboração com a professora e investigadora Ana Salgueiro, da Universidade da Madeira, para promover o trabalho dos escritores selecionados e a "interdisciplinaridade sinérgica" com a poesia.

Cada uma das conferências terminará com um mini concerto intitulado "Em legítima defesa da poesia insular".

DYC // JLG

Lusa/Fim