Na mensagem dirigida a Isabel II, divulgada no portal da Presidência da República, o chefe de Estado afirma ter recebido "com consternação" a notícia do "ataque terrorista que teve hoje lugar na estação de Parsons Green" que causou, pelo menos, 29 feridos.

"Quero expressar a Vossa Majestade, em meu nome e em nome do povo português, o meu repúdio por este atentado, que condeno nos termos mais veementes, bem como a minha firme convicção na força e na determinação do povo britânico em fazer face a este ataque aos valores que nos unem", acrescenta.

Marcelo Rebelo de Sousa transmite a Isabel II a sua "profunda solidariedade, em particular para com todos aqueles que foram afetados por este atentado", a quem deseja "rápida recuperação".

O ataque de hoje no metro de Londres, que está a ser tratado pelas autoridades como "ato terrorista", ainda não foi reivindicado e continuam as buscas para encontrar os seus autores.

De acordo com o serviço britânico de saúde, na sequência da explosão, 21 pessoas estão a receber tratamento e oito já tiveram alta. Segundo a polícia, a maior parte dos ferimentos são queimaduras e não há registo de feridos graves.

IEL (JIM/MBA/PSP) // JNM

Lusa/Fim