Coincidindo com o encerramento das Festas de Lisboa, o "Globaile" é um evento que contará com atuações dos Buraka Som Sistema e de outros cinco artistas com quem partilham afinidades: Kking Kong, Dotorado Pro, Batuk, Dengue Dengue Dengue e MC Bin Laden.

O "Globaile" começa às 17:00, terá entrada gratuita e a autarquia alerta para condicionamentos pontuais de trânsito e estacionamento junto ao Jardim da Torre de Belém.

Haverá autocarros gratuitos de meia e meia hora entre o Marquês de Pombal e Torre de Belém e é disponibilizado um parque para bicicletas no Cais da Princesa, em Belém.

A propósito do "Globaile", os músicos Kalaf e Rui Pité (Riot) explicaram à agência Lusa que a intenção é que seja um ponto de encontro anual em Lisboa, em torno da música eletrónica e urbana.

Ao fim de dez anos e dezenas de concertos pelo mundo, este pode ser, por agora, o último concerto dos Buraka Som Sistema, mas é também um momento de repensar o que foi feito e "tentar deixar uma marca na cidade".

"Sentimos que [Buraka Som Sistema] se transformou numa coisa acima de nós, tornou-se quase num movimento que exige ser explorado. (...) Agora é pegar nisto e fazer uma versão 2.0. Produzir eventos, músicos, fazer livros, não deixar que o espírito morra, que se dissemine por vários ramos culturais", disse Riot.

O grupo é composto por Kalaf, Riot, Branko (João Barbosa), Conductor (Andro Carvalho) e Blaya (Karla Rodrigues).

SS // MAG

Lusa/fim