Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

11 de Novembro de 2011, 09:13

Idosos e estudantes perdem descontos de 50 % nos passes sociais

Cortes financeiros chegam aos jovens e idosos (Foto de Arquivo) Cortes financeiros chegam aos jovens e idosos (Foto de Arquivo) Imagem: Lusa

Segundo Sérgio Monteiro, “a subsidiação do transporte público só deve ser feita para aqueles que têm menor rendimento”, adiantando que o objetivo é “acabar com a subsidiação transversal ou diminui-la fortemente”.

“A subsidiação etária 4-18, sub-23 e seniores acabou”, sublinhou o secretário de Estado, referindo que a decisão está relacionada com uma dívida cifrada em 40 milhões de euros herdada do anterior governo.

De acordo com o secretário de Estado dos Transportes, o governo tem a expetativa de que "seja possível cobrir mais população com o Passe Social + ou introduzindo um novo escalonamento de subsidiação em que uns poderão ter descontos de 25% e outros de 15%", assegurando que "o princípio de desconto de 50% acaba".

Ontem, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, disse que "para eliminar a dívida das empresas de transportes cada português teria de pagar 3360 euros".

Autarquias rejeitam plano de transportes

Entretanto, 18 municípios da Grande Lisboa já protestaram contra as propostas do executivo de Pedro Passos Coelho e exigem uma "reunião urgente" com o governo.

"Concluímos por unanimidade de todos os municípios na rejeição da generalidade das propostas apresentadas, por significarem uma redução drástica da atratividade do transporte público e por não corresponderem às necessidades e aspirações das populações da Área Metropolitana de Lisboa", lê-se num documento do grupo de vereadores da Assembleia Municipal de Lisboa ao que o Correio da Manhã teve acesso.

Os autarcas defendem que o encerramento do metro às 23h00 e o de algumas estações a partir das 21h30 "carecem de justificação técnica e polícia", avança o mesmo documento.

SAPO

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade