"O leilão da guitarra Fender Standard Stratocaster, que será autografada por Mark Knopfler, terminou na terça-feira passada, com uma licitação, através do portal esolidar, de 8.000 euros, e o vencedor pertence à cidade do Porto", disse à Lusa fonte da organização.

"A guitarra irá ser autografada em frente ao vencedor e entregue pelo próprio Mark Knopfler, momentos antes de subir ao palco do festival, no Parque dos Poetas, no dia 28 de julho", acrescentou a mesma fonte.

A receita do leilão "reverte na totalidade para a instituição de solidariedade social CerciOeiras, designadamente para a aquisição de material técnico essencial para o bem-estar dos utentes da instituição, como cadeiras de rodas e gruas de transferência e uma carrinha de nove lugares", segundo a mesma fonte.

O leilão em www.esolidar.com começou no passado dia 26 de maio, com um valor base de 499 euros.

Para o Festival edpcooljazz, esta iniciativa "reforça a ligação que se tem vindo a estabelecer com o município de Oeiras e todas as iniciativas que se possam desenvolver com os artistas para beneficiar e apoiar as instituições de solidariedade social que dele fazem".

"Esta iniciativa conjunta com o edpcooljazz faz todo o sentido para o nosso programa Oeiras Solidária, onde tentamos apoiar ao máximo as instituições de solidariedade do concelho, que muito têm contribuído para o bem-estar, reabilitação e integração dos seus utentes na sociedade", afirma em comunicado o presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas.

O cartaz completo desta 12.ª edição do edpcooljazz, que decorre de 19 a 31 julho, é constituído por Chick Corea & Herbie Hancock, no dia da abertura, João Gil, com o projeto "Non-Finito", e António Zambujo (23 de julho) - três concertos nos Jardins do Marquês de Pombal; Mark Knopfler (28 de julho, no Parque dos Poetas), o brasileiro Pierre Ardene e Melody Gardot (29 de julho, nos Jardins Marquês de Pombal), e Caetano & Gil, "Dois amigos, um século de música" (no dia 31 de julho, no Parque dos Poetas), a encerrar o certame.

O edpcooljazz, ao longo de 12 anos, produziu mais de 120 concertos, aplaudidos por mais de 275.000 pessoas, segundo dados da organização.

NL // MAG

Lusa/Fim