"Dos contactos que temos desenvolvido com a unidade de crise italiana, não há para já registo de qualquer vítima portuguesa deste sismo", declarou à Lusa José Luís Carneiro.

O tremor ocorreu na região da Úmbria, na província de Perugia, atingindo também a região da Lázio, onde se localiza a capital italiana.

O abalo, também sentido em Roma, a aproximadamente 150 quilómetros de distância, foi seguido de diversas réplicas.

"Temos inscritos cerca de 4.000 portugueses, nessa região de Lázio, embora a maioria destes vivam em Roma", disse o secretário de Estado.

"Estes números exigem que continuemos a acompanhar a situação, mantendo o contacto com a unidade de crise do Governo italiano", acrescentou José Luís Carneiro.

O terramoto de magnitude 6,2 na escala de Richter, que ocorreu às 03:36 (02:36 em Lisboa), a sudeste de Norcia, cidade da província de Perugia, teve o epicentro a dez quilómetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.

Amatrice foi, a par com Accumoli, ambas na província de Rieti (Lázio), a localidade mais afetada pelo tremor de terra.

Accumoli tem aproximadamente 700 habitantes, enquanto Amatrice cerca de 2.000.

O terramoto ocorreu muito perto de Aquila, onde um sismo de magnitude 6,3 causou, em 2009, mais de 300 mortos e devastou a região de Abruzos.

CSR // JMR

Lusa/fim