Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

17 de Agosto de 2012, 09:39

Porto

Fotografia analógica: da paixão ao negócio

Raúl Sá Dantas é um apaixonado pela fotografia desde criança. A sua primeira máquina foi oferecida por um tio que regressava da guerra colonial – “uma Pentax Spotmatic, um suprassumo na altura”. A partir daí, a fotografia tornou-se “num objetivo” de vida para Raúl.

Depois de ter ficado desempregado, Raúl Dantas decidiu dedicar-se a 100 por cento à sua paixão. Abriu este ano a Câmaras & Companhia, uma “casa” de fotografia analógica, onde é possível encontrar diversos tipos de filme, papel fotográfico, material, máquinas antigas, uma galeria e um laboratório.

Há cinco meses, Pedro Viterbo decidiu abrir uma loja especializada em câmaras antigas, mas que também vende alguns artigos que foram sendo comprados ou trocados em feiras. A Máquinas de Outros Tempos surgiu como uma opção de emprego para Pedro, que não encontrou trabalho quando acabou o curso.

Para conseguir ter sempre as prateleiras carregadas de câmaras que fazem as delícias de colecionadores e entusiastas, Pedro Viterbo viaja pela Europa à procura de raridades mas no Porto já encontrou câmaras interessantes, como uma Olympus Pen ou as clássicas Rolleiflex.

Pedro encara a loja como “um negócio como outro qualquer” mas reconhece que a fotografia analógica tem mais “magia” do que a digital. Esta “magia” pode ser um dos ingredientes de sucesso para estes negócios. Raúl Dantas destaca ainda a “tendência para o revivalismo”, que faz com as pessoas procurem artigos do passado.

Na Internet também é possível encontrar comunidades e sites de venda de máquinas fotográficas antigas. É o caso do Sítio do Cano Amarelo, criado pelo engenheiro informático Nuno Rodrigues, que sempre foi um “amante de fotografia”.

Nuno fez o site para vender artigos fotográficos que foi acumulando com o tempo e garante que comprar pela Internet é tão fiável quanto comprar numa loja. “É importante assegurar que as pessoas quando compram, saibam o que estão a comprar”, diz. Outra dica para quem quer adquirir uma máquina antiga pela Internet: “tentar falar com o vendedor antes de comprar”.

Em vários sites é possível saber mais sobre a fotografia analógica, bem como comprar máquinas, filmes e outros artigos. Ficam aqui alguns exemplos dados por Nuno Rodrigues: We love film, Analog Nights, Vintage Klik e Fórum Fotografia@net.

No dia 19 de agosto, domingo, celebra-se o Dia Mundial da Fotografia. 

SAPO

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade