"As primeiras palavras para os jogadores foram nesse sentido, que [a vitória sobre a Dinamarca, por 1-0] era passado e o objetivo passa por querer ganhar aqui, perante um adversário poderoso e com grandes jogadores", salientou hoje o técnico na antevisão do último jogo de Portugal no Grupo I.

Fernando Santos sublinhou que em causa está o nome de Portugal, mas também um apuramento "imaculado" e o 'ranking' da UEFA [neste momento é quarto classificado], determinante para atribuir os cabeças de série no sorteio para o Europeu de 2016, em França.

O selecionador português deixou, no entanto, elogios ao adversário de domingo, sublinhando que a Sérvia era uma das seleções que na sua opinião "estaria a disputar a fase final" e que está "cada vez mais motivada".

A Sérvia já não tem hipóteses de qualificação, mas Fernando Santos lembrou que o adversário venceu os dois últimos jogos [Arménia e Albânia, ambos por 2-0] e conta com o apoio de "um público forte".

Em relação ao jogo com a Dinamarca, em Braga, confirmou que haverá alterações, tanto mais que, por opção sua, Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Tiago foram dispensados, e Coentrão também, mas por lesão.

"Não estão, por opção minha. E também porque confio absolutamente nestes. Não o faria se achasse qua a seleção ia ficar prejudicada. Irei apresentar a equipa que pode responder melhor a este jogo", salientou.

Com a presença no Europeu de França garantida, o técnico português disse também que o seu objetivo é ser campeão europeu, num leque que tem favoritos como a bicampeã europeia Espanha ou a campeã mundial Alemanha.

"Esta equipa tem condições objetivas e tem coisas a melhorar, mas se mantivermos o que fizermos e melhorarmos, não sendo um dos principais favoritos, somos um dos candidatos, é isto que os jogadores sabem", afirmou.

Na antevisão do jogo de domingo esteve também o médio Bernardo Silva (Mónaco), para quem Portugal "tem que jogar sempre para ganhar".

"Temos vindo a fazer um percurso bom e queremos continuar e vencer", disse o jogador, que se manifestou disponível para jogar encostado à linha, como aconteceu frente à Dinamarca, ou em zona mais central.

O jogo entre Sérvia e Portugal disputa-se no domingo, no Estádio do FK Partizan, em Belgrado, às 18:00 locais (17:00 em Lisboa), com arbitragem do espanhol David Fernández Borbalán.

Portugal comanda o Grupo I com 18 pontos, em sete jogos, enquanto a Dinamarca, já com os oito encontro disputados, é segunda, com 12, mais um do que a Albânia, que no domingo visita a Arménia e pode assegurar um lugar no Euro2016.

RPM // PA

Lusa/fim