1549 - Independência da Holanda.

1662 - "Golpe" na Corte portuguesa põe termo à regência de D. Luísa de Gusmão, viúva de D. João IV. O trono é entregue a Afonso VI.

1760 - É criada a Intendência Geral da Polícia da Corte e do Reino.

1812 - O Parlamento da Polónia proclama a independência do país. Napoleão Bonaparte recusa a decisão.

1871 -- O Governo de António José D'Ávila proíbe as Conferências Democráticas do Casino Lisbonense, de Antero de Quental, no dia em que estava anunciada a sexta conferência.

1892 - Nasce Pearl S. Buck, escritora norte-americana, Nobel da Literatura em 1938.

1906 -- Primeira edição do Grande Prémio do ACF -- Automóvel Clube de França (primeira entidade do género), no circuito de Sarthe. Estas corridas deram origem às que mais tarde se virão a conhecer como Grandes Prémios de Fórmula 1.

1908 - Nasce Salvador Allende, que viria a ser presidente do Chile. É assassinado em 1973.

1917 - Grande Guerra 1914-18. As primeiras forças aliadas norte-americanas desembarcam em Saint Nazaire, França.

1925 -- Estreia de "A Quimera do Ouro", de Charlie Chaplin.

1927 - Bispo de Leiria preside, pela primeira vez, a uma cerimónia oficial na Cova da Iria, em Fátima.

1935 - Adolf Hitler obriga ao aborto e à esterilização as mulheres que possam transmitir o que os nazis consideram "males hereditários".

1945 - A Carta das Nações Unidas é assinada em São Francisco, EUA, por representantes de 50 países. Será ratificada a 24 de outubro.

1948 -- Começa a ponte aérea de Berlim Ocidental, em resposta ao bloqueio da cidade pelas forças da URSS.

1960 - Madagáscar proclama a independência, adotando o nome de República Malgaxe.

1963 -- Guerra Fria. John F. Kennedy, presidente dos EUA, visita Berlim e proclama, junto ao Muro, "Ich bin Berliner".

1970 -- Motins em Londonderry, na Irlanda do Norte, com a confirmação da prisão da ativista Bernardette Devlin.

1973 - A Câmara dos Representantes dos EUA proíbe a concessão de fundos para operações de bombardeamento no Camboja e no Laos.

1984 -- A Cimeira de Fontainebleau da CEE aprova a adesão de Portugal a 01 de Janeiro de 1986.

1985 -- É inaugurado o Centro Cultural das Descobertas, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

1987 - O poeta e ensaísta Octavio Paz ganha o Prémio Internacional Menéndez Pelay.

1990 - Gonçalo Ribeiro Telles é nomeado Chanceler das Ordens Nacionais.

2000 - É divulgada a primeira sequência do genoma humano, descodificada a 97%.

- O Vaticano publica o terceiro segredo de Fátima.

2003 - Os Quinze aprovam a reforma da Política Agrícola Comum, com voto contra de Portugal, que contesta a quota de leite atribuída aos Açores.

2004 -- Partidos portugueses na oposição reclamam eleições legislativas antecipadas, no caso do primeiro-ministro Durão Barroso aceitar candidatar-se à presidência da Comissão Europeia.

2005 - Avioneta em descolagem do Aeródromo Paramos, Espinho, colide com automóvel que circulava na estrada de acesso.

- Morre, aos 88 anos, João Maria de Orleães e Bragança, bisneto de Pedro II, último imperador do Brasil.

2006 -- Timor-Leste. Demissão do primeiro-ministro, Mari Alkatiri.

2007 - O fotógrafo e cineasta norte-americano Robert Frank, retratista dos contrastes da sociedade norte-americana e cronista gráfico da geração "beat", é distinguido com o galardão máximo de PHotoEspanha 2007.

2008 - Uma onda do mar galga a praia junto à Lagoa dos Salgados, em Albufeira, e rompe uma das mais importantes zonas húmidas do Barlavento algarvio utilizada para a nidificação de aves.

- O Governo aprova um decreto no qual define como elemento mais relevante para a fixação de uma indemnização por acidente de viação o rendimento declarado para efeitos fiscais por parte do lesado.

2009 - A Cidade Velha, nome por que é conhecida a Ribeira Grande de Santiago, a 12 quilómetros a oeste da Cidade da Praia, em Cabo Verde, é elevada a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

2011 - O River Plate desce pela primeira vez à segunda divisão do futebol argentino, ao empatar em casa com o Belgrano (1-1).

- O brasileiro José Graziano da Silva é eleito para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, derrotando o ex-chanceler espanhol Miguel Ángel Moratinos.

2012 - Nora Ephron, realizadora norte-americana que se especializou em comédias românticas, morre aos 71 anos.

2013 - O Ministério Público instaura um processo no Tribunal Administrativo de Lisboa contra a Universidade Lusófona, por causa da licenciatura do ex-ministro Miguel Relvas.

- O fotógrafo americano Bert Stern, famoso por ter feito as últimas fotos da atriz Marilyn Monroe, morre aos 83 anos.

2015 - O Supremo Tribunal dos Estados Unidos decreta que o casamento homossexual é um direito em todos os estados do país, numa decisão considerada histórica.

- Um atentado terrorista na estância balnear de Sousse, na Tunísia, faz 37 mortos. No mesmo dia mais três atentados, em França, na Somália e no Koweit fazem mais 56 mortos.

- É assinado o acordo, entre a Santa Sé e o Estado da Palestina, que apoia a solução de "dois Estados" no contencioso com Israel.

- Ferraz de Abreu, antigo presidente do PS, morre aos 98 anos.

2016 - O Partido Popular, de Mariano Rajoy, vence as eleições legislativas, com 137 deputados, mais 14 que nas eleições dezembro, mas longe dos 176 mandatos que dão a maioria absoluta no congresso espanhol.

- A lista da moção A para a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, encabeçada por Catarina Martins, obtém 470 votos, conseguindo 64 dos 80 mandatos.

- O canoísta Fernando Pimenta sagra-se campeão da Europa em K1 5000 e junta o título ao ouro conquistado em K1 1000 em Moscovo, Rússia.

- O ciclista Tiago Ferreira, que representa Portugal nos Jogos Olímpicos Rio2016, sagra-se campeão mundial de Maratonas BTT (XCM), ao vencer a prova em Laissac, França.

- Morre, com 72 anos, Bernie Worrell, teclista norte-americano que se destacou no nascimento e expansão da música funk.

2017 - O partido Conservador do Reino Unido alcança um acordo com o partido Democrata Unionista para garantir o apoio dos 10 deputados da formação norte-irlandesa no parlamento.

- O Conselho da UE aprova um aumento da ajuda financeira a regiões afetadas por terramotos, inundações e outros desastres naturais, podendo chegar a 95% dos custos com a reconstrução.

=============.

Este é o centésimo septuagésimo sétimo dia do ano. Faltam 188 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "A Organização das Nações Unidas não foi constituída para nos conceder o céu, mas para nos livrar do inferno". Winston Churchill (1874-1965), estadista britânico.

Lusa/Fim.