1910 -- Abertura ao público do Edifício Chiado em Coimbra (no centro da Baixa da cidade), como filial dos grandes armazéns do Chiado em Lisboa.

1912 -- Realiza-se, em Évora, o 1.º Congresso dos Trabalhadores Rurais, em que estão presentes 39 sindicatos locais. São discutidas questões salariais, a praça de jorna e as restrições que deveriam ser impostas à utilização de máquinas agrícolas. É criado o jornal "O Trabalhador Rural", órgão da Federação Nacional dos Trabalhadores Rurais.

1920 - O Comando Supremo Aliado, resultante dos vencedores da I Grande Guerra, atribui ao Reino Unido os mandatos da Mesopotâmia e Palestina, e à França os da Síria e do Líbano.

1945 - Delegados de 45 países iniciam a conferência de São Francisco, nos EUA, que levaria à assinatura da Carta das Nações Unidas.

1974 - Às 00:20, é transmitida a senha da Operação Fim do Regime, no programa Limite da Renascença: "Grândola, Vila Morena", de José Afonso. Horas depois, a Escola Prática de Santarém, comandada por Salgueiro Maia, ocupa o Terreiro do Paço e, mais tarde, o Largo do Carmo. Ao fim da tarde, o presidente do Governo, Marcello Caetano, rende-se.

- A primeira Lei da II República Portuguesa destitui o presidente Américo Thomaz e Marcello Caetano, dissolve a Assembleia Nacional e o Conselho de Estado.

- Reunião do Quartel da Pontinha. Os oficiais Vítor Alves, Franco Charais, Vítor Crespo e Costa Martins fazem prevalecer o programa do Movimento das Forças Armadas perante António de Spínola e a recém-formada Junta de Salvação Nacional.

1975 - Eleições para a Assembleia Constituinte com uma taxa de participação de 91,7%. São as primeiras eleições livres, por sufrágio universal, sem constrangimento de estatuto social, nível de instrução ou sexo. O PS obtém 37,9% dos votos, o PPD 26,4%, o PCP 12,5%, o CDS 7,6%, o MDP-CDE 4,1% e a UDP 0,7%.

1976 - Eleições legislativas em Portugal. O PS obtém 35% dos votos, o PPD 24%, o CDS 15,9%, o PCP 14,6% e a UDP 1,7%.

1977 -- Direção do FMI, liderada por Johannes Witteveen, dá luz verde ao acordo 'stand by' com Portugal.

1978 - A África do Sul aceita o plano ocidental de independência do Sudoeste Africano, a Namíbia, com base num governo de maioria negra.

1979 - Entra em vigor o Tratado de Paz do Médio Oriente. Representantes egípcios e israelitas trocam documentos de ratificação em Kisheid, no Sinai.

1980 - O presidente dos EUA James Carter comunica o malogro da operação militar para a libertação dos reféns norte-americanos no Irão, realizada na véspera.

1983 -- Eleições legislativas em Portugal dão a vitória ao PS.

- O dirigente sindical polaco Lech Walesa regressa ao trabalho nos estaleiros de Gdansk.

1990 - Os astronautas do vaivém espacial norte-americano Discovery colocam em órbita o telescópio Hubble.

1992 -- Extremistas islâmicos tomam a capital do Afeganistão, Kabul.

1994 - Um grupo de militares da minoria tutsi tenta derrubar pela força o Governo do Burundi num golpe dominado pelas autoridades hutus.

1995 - Morre a atriz norte-americana Ginger Rogers (Virginia Katherine McNath), aos 83 anos.

1996 - O Governo israelita retira do programa a cláusula que se opunha à criação de um Estado palestiniano.

1997 -- É inaugurado o monumento ao 25 de Abril, da autoria do escultor João Cutileiro, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.

2003 -- Morre, com 83 anos, o general Manuel Themudo Barata, presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal e da Comissão Portuguesa de História Militar.

2004 - Idanha-a-Nova recebe o prémio da Associação Europeia para a Conservação do Património e da National Geographic, pela preservação do património geológico.

- João Paulo II beatifica Alexandrina da Costa, a Santa de Balasar.

2005 - Roménia e Bulgária assinam o Tratado de Adesão à União Europeia. Alargamento concretizar-se-á a 01 de janeiro de 2007.

2006 - Os ministros da Agricultura dos 25 chegam a acordo sobre o financiamento comunitário a 50 por cento dos prejuízos dos avicultores atingidos pela quebra do consumo resultante da chamada gripe das aves.

2007 - É inaugurado o Túnel do Marquês, em Lisboa, dois anos e meio depois da data prevista.

- Entra em funcionamento o centro de atendimento Saúde 24 -- 808 24 24 24.

- Uma equipa de astrónomos europeus apresenta a descoberta de um novo planeta fora do sistema solar, com características semelhantes à Terra.

- Morre, com 61 anos, Alan Ball, antigo futebolista inglês, jogador da seleção de Inglaterra que venceu o Mundial de 1966.

- Morre a cantora brasileira Carmem Costa, com 86 anos.

2008 - A União Europeia reafirma em Pequim que o Tibete faz parte de China, indica o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, à saída de um encontro com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.

2009 -- Morre, com 81 anos, Tomaz Jorge, poeta angolano Integrou em 1950 o movimento literário nacionalista "Vamos Descobrir Angola", ao lado de outros intelectuais como Agostinho Neto, António Jacinto e Viriato da Cruz, motivo que o levou à cadeia várias vezes.

2010 - O Benfica conquista, pela primeira vez na sua história, a Taça UEFA de futsal, ao bater na final os detentores do título, os espanhóis do Interviu Madrid, por 3-2, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

2011 - Morre, aos 93 anos, o poeta chileno Gonzalo Rojas, Prémio Cervantes em 2003.

- A atriz María Isbert, um dos rostos históricos do cinema espanhol, morre aos 94 anos.

2014 -- Morre, aos 45 anos, Francesc "Tito" Vilanova, ex-treinador de futebol do FC Barcelona.

- Hernâni Gonçalves, antigo treinador-adjunto e preparador físico do FC Porto e da seleção portuguesa de futebol que ficou conhecido carinhosamente como "Professor Bitaites", morre aos 73 anos.

2015 - Um sismo de 7.9 na escala de Richter atinge o Nepal, causando milhares de mortos.

2016 - A fusão do Banco Millennium Angola (BMA) com o Banco Privado Atlântico (BPA) é oficializada em escritura pública.

- Martin Gray, escritor franco-americano, sobrevivente do gueto de Varsóvia e autor do best-seller "Em nome de todos os meus", morre aos 93 anos.

- Morre Billy Paul, músico norte-americano, conhecido pelo tema "Me and Mrs Jones". Tinha 80 anos.

===============.

Este é o centésimo décimo quinto dia do ano. Faltam 250 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "Esta é a madrugada que eu esperava, o dia inicial inteiro e limpo onde emergimos da noite e do silêncio e livres habitamos a substância do tempo". Sophia de Mellho Breyner Andresen (1919-2004), escritora e filóloga portuguesa.

Lusa/Fim.