1830 -- Início da primeira ligação de caminhos-de-ferro, nos EUA, para o transporte regular de passageiros, entre Baltimore e Elliott's Mills.

1844 -- Samuel Morse inaugura linha de telégrafo nos EUA, entre Washington e Baltimore, com a mensagem "Eis o que Deus forjou".

1883 -- Abre ao tráfego a Ponte de Brooklyn, em Nova Iorque.

1898 - Nasce o escritor português Ferreira de Castro, autor de "A Selva" e "Emigrantes".

1900 -- O Reino Unido anexa o estado de Orange, em África.

1930 - É publicado o primeiro número do "Diário de Coimbra".

1941 -- II Guerra Mundial. O navio de guerra alemão Bismarck afunda o cruzador britânico Hood, no Atlântico Norte. Morrem mais de 1300 pessoas.

1944 -- O ditador Oliveira Salazar reafirma a recusa da suspensão do envio de volfrâmio para a Alemanha nazi, num encontro com o embaixador inglês, apesar das pressões do Governo britânico e do próprio presidente Óscar Carmona.

1947 -- É criada a OCDE, para gerir o Plano Marshall de reconstrução da Europa destruída pela Segunda Guerra Mundial. Tem início o Fórum, com a presença do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. O Conselho ministerial reúne-se nos dias 25 e 26.

1958 -- Fundação da agência de notícias United Press International com a fusão da United Press e da International News Service.

1974 - É fundado o Partido Popular Monárquico, a partir da Convergência Monárquica.

1976 -- França e Reino Unido abrem a ligação transatlântica do Concorde para Washington.

1978 - Estreia-se, em Paris, a versão orquestral de "Notations", de Pierre Boulez, sob a direção do compositor.

1980 - O Tribunal Internacional ordena ao Irão que liberte os reféns norte-americanos. Teerão recusa.

1981 -- Morre, num desastre aéreo, na fronteira com o Peru, o presidente equatoriano Jaime Roldos Aguilera, com 40 anos.

1989 -- É anunciada a instalação, em Portugal, a breve prazo, da primeira estação de tratamento de resíduos tóxicos no valor de 35 milhões de euros.

1994 -- São condenados a 240 anos de prisão os autores do atentado ao World Trade Center, em Nova Iorque, em 1993.

1995 -- Morre o antigo primeiro-ministro britânico Harold Wilson. Tinha 79 anos.

2000 -- As forças israelitas abandonam o Sul do Líbano, pondo fim a 18 anos de ocupação.

2001 -- O Partido Democrata retoma a maioria no Senado dos EUA, pela primeira vez desde 1994, com o abandono da bancada republicana pelo senador Jim Jeffords, do Vermont.

2004 -- O paquete Lobo do Mar, construído pelos Estaleiros de Viana do Castelo, recebe o "Óscar" da construção naval da Royal Institution of Architects, do Reino Unido.

2005 - António Guterres é nomeado Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

2006 - O Supremo Tribunal de Justiça rejeita o recurso do advogado das vítimas do Caso Camarate, confirmando a prescrição do Tribunal da Relação de Lisboa.

- O escritor angolano Luandino Vieira recusa o Prémio Camões 2006.

2007 - O Tribunal de Justiça europeu condena Portugal por incumprimento dos prazos para a transposição para o direito nacional de uma lei comunitária sobre proteção dos trabalhadores e de uma diretiva sobre avaliação dos efeitos de determinados planos e programas no ambiente, bem como pelo facto de a legislação portuguesa não reconhecer automaticamente os títulos profissionais no domínio da arquitetura de outros Estados-membros.

- Os ministros que têm a tutela da comunicação social na União Europeia chegam a um acordo político sobre a diretiva "Audiovisual sem Fronteiras", que flexibilizará as atuais regras da publicidade televisiva.

- O Fianna Fail, do primeiro-ministro Bertie Ahern, vence as eleições legislativas na Irlanda, obtendo 78 dos 166 lugares no parlamento.

2009 - O cineasta estreante João Salaviza, de 25 anos, recebe a Palma de Ouro do Festival de Cannes pela curta-metragem "Arena".

2017 - O fundador do grupo SLN/BPN, Oliveira Costa, é condenado a uma pena de prisão efetiva de 14 anos por crimes de falsificação de documentos, fraude fiscal qualificada, burla qualificada e branqueamento de capitais. O coletivo de juízes do processo principal do caso BPN decide absolver os arguidos Ricardo Oliveira, Filipe Baião Nascimento e Hernâni Ferreira dos crimes de que eram acusados pelo Ministério Público.

===============.

Este é o centésimo quadragésimo quarto dia do ano. Faltam 221 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "Há três categorias de homens: a) os que contam a sua história; b) os que não a contam; c) os que não a têm". Max Aub (1902-72), escritor espanhol.

Lusa/Fim.