1798 - Napoleão Bonaparte vence os Mamelucos, casta militar que governava o Egito, na Batalha das Pirâmides, iniciando a ocupação de seis anos do vale do Nilo.1831 - Leopoldo I é proclamado rei da Bélgica, depois da separação da Holanda.1861 -- Começa a Batalha de Bull Run, a primeira na Guerra Civil Americana, entre o Exército do Norte e as tropas Confederadas do Sul.

1899 -- Nasce o escritor Ernest Hemingway, no Estado de Ilinóis, EUA, autor de "Adeus às Armas", Prémio Nobel da Literatura em 1954.- Nasce o poeta norte-americano Hart Crane, autor de "A Ponte".1920 -- Revolta do Sinn Fein e dos sindicatos da Irlanda do Norte.- O Rei Faiçal reconhece o mandato francês na Síria.1951 - Craveiro Lopes é eleito presidente da República Portuguesa, sucedendo ao recém-falecido Óscar Carmona.1969 - Os astronautas norte-americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin Jr. regressam à Apollo 11, depois da primeira descida na Lua.

1970 -- Início das negociações para a adesão do Reino Unido à CEE.1974 - A Turquia e a Grécia acordam o cessar-fogo para Chipre.1984 - Abrem os XXIII Jogos Olímpicos da era moderna, em Los Angeles, EUA.1986 - As autoridades da Guiné-Bissau executam, por fuzilamento, o ex-vice-presidente do Conselho de Estado Paulo Correia e outros cinco condenados pela tentativa de golpe, em Outubro de 1985.1994 -- O advogado Tony Blair, 41 anos, é eleito líder do Partido Trabalhista britânico.1996 - Miguel Trovoada vence as eleições presidenciais de S. Tomé e Príncipe.1997 - Violentas inundações na Europa Central provocam a morte de 107 pessoas.1998 -- Morre, aos 74 anos, Alan Shepard, o primeiro norte-americano no espaço (1961) e um dos primeiros doze homens a pisar solo lunar (1971).2000 -- A Câmara dos Representantes dos EUA vota a favor da "suavização" do embargo económico a Cuba.2002 -- Revelação da fraude financeira da Worldcom, nos EUA.

- Michael Schumacher conquista o quinto título no Campeonato Mundial de Condutores de Fórmula 1, no Grande Prémio de França, igualando o recorde de Juan Manuel Fangio.2003 - O Supremo Tribunal de Justiça confirma a prescrição do chamado "caso" Leonor Beleza.

2004 - O físico Stephen Hawkins reconhece a necessidade de revisão da chamada teoria dos buracos negros.

2005 - Quatro novas tentativas de atentado no sistema de transportes de Londres. A polícia recupera quatro bombas, transportadas em mochilas.

2006 -- Morre, com 89 anos, Ruy Jervis d´Athouguya, arquiteto modernista, coautor do projeto do edifício sede da Fundação Calouste Gulbenkian, Prémio de Arquitetura da Associação Internacional de Críticos de Arte.

2007 - Portugal e Espanha assinam um protocolo de cooperação na prevenção e investigação da criminalidade organizada, terrorismo, tráfico de pessoas e estupefacientes, corrupção e criminalidade económica, bem como nos crimes ambientais, designadamente os incêndios florestais.

- Morre, aos 77 anos, o magnata espanhol dos média Jésus Polanco, fundador do império Prisa, maior grupo de imprensa privado espanhol, que edita o El Pais. O grupo está também presente em Portugal, França e América Latina.

2008 - O Ministério Público decide arquivar o inquérito relativo ao desaparecimento de Madeleine McCann e levantar a condição de arguido aos pais da menor e a Robert Murat. A Procuradoria-Geral da República ressalva a possibilidade do processo poder vir a ser reaberto caso surjam "novos elementos de prova", por iniciativa do Ministério Público ou "a requerimento de algum interessado"

- O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, e o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, assinam em Harare um acordo para o início das negociações para a partilha do poder.

- O antigo responsável político sérvio bósnio Radovan Karadzic, acusado de genocídio, é detido pelos serviços de segurança sérvios. Karadzic e o seu antigo chefe militar Ratko Mladic, que continua a monte, estavam em fuga desde que o TPI os acusou, há 13 anos, de genocídio e de crimes de guerra durante o conflito na Bósnia 1992-1995

- As portuguesas Michelle Larcher de Brito e Neuza Silva sobem ao top-200 do "ranking" do circuito WTA, sendo que pela primeira vez Portugal tem duas tenistas entre as 200 melhores do Mundo.

- Realiza-se em Guantanamo o primeiro julgamento por crimes de guerra promovido pelos Estados Unidos desde o fim da II Guerra Mundial. No banco dos réus sentou-se o antigo motorista de Bin Laden.

2011 - Os líderes da Zona Euro alcançam um acordo sobre um segundo plano de resgate grego, num total de 160 mil milhões de euros, que prevê uma participação de cerca de 50 mil milhões dos credores privados da Grécia.

- O vaivém norte-americano Atlantis, com quatro astronautas a bordo, aterra no Centro Espacial Kennedy, depois da sua última missão espacial.

- Morre, aos 85 anos, Elliot Handler, pai da boneca "Barbie" e dos carros "Hot Wheels".

2013 - O Presidente da República, Cavaco Silva anuncia, numa declaração ao País, que decidiu manter o governo em funções. Explicou que, não tendo sido possível um compromisso de salvação nacional, a melhor alternativa é a continuação em funções do Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

- Alcino Cardoso, antigo deputado do CDS-PP que teve funções governativas em 1978 e 1981, morre aos 85 anos.

2016 -- Morre, com 63 anos, Armindo Vaz de Almeida, antigo primeiro-ministro e ministro da saúde são-tomense.

2017 -- Morre, aos 41 anos, em Los Angeles, Chester Bennington, um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park.

- Morre, aos 72 anos, John Heard, ator norte-americano conhecido pela sua participação nos filmes "Sozinho em Casa", em que desempenhava o papel de pai da personagem principal, bem como nas séries televisivas "Os Sopranos e "Miami Vice".

==============.Este é o ducentésimo segundo dia do ano. Faltam 163 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: "Cada um parece uma criança, num baloiço lasso, segurando a infância além do tempo". Hart Crane (1899-1932), poeta norte-americano.Lusa/Fim.