"16 BB -- Bordallianos do Brasil" é o título desta iniciativa, explicou à agência Lusa Nuno Barra, diretor de marketing da fábrica portuguesa fundada há 125 anos, e que lança este projeto no quadro de uma estratégia de internacionalização no Brasil.

Todos os artistas plásticos brasileiros vão passar pela fábrica instalada nas Calda da Rainha para elaborar as respetivas peças, e o pintor brasileiro Caetano de Almeida é o primeiro a iniciar o projeto.

Em março deste ano, num projeto semelhante, a Fábrica Bordallo Pinheiro apresentou sete peças originais no Museu do Design e da Moda, em Lisboa, criadas por artistas portugueses contemporâneos, inspiradas no imaginário de Rafael Bordallo Pinheiro (1846-1905).

Na mesma altura, apresentou o serviço de mesa desenhado por Bordallo como um exemplo das peças que estão a ser recuperadas do vasto e histórico acervo da fábrica de faianças pretende voltar a comercializar.

Fundada em 1884, a Fábrica Bordallo Pinheiro - que esteve para encerrar há dois anos por dificuldades financeiras e foi depois adquirida pela Visabeira Indústria - guarda um acervo com mais de 800 peças, muitas delas nunca produzidas.

Através da iniciativa "16 BB -- Bordallianos do Brasil" serão criadas 16 peças originais limitadas a 250 exemplares: 125 destinados ao mercado português e outras 125 serão comercializados no Brasil, indicou Nuno Barra.

Os outros artistas brasileiros convidados, que trabalham em áreas diversas - desde a pintura à escultura, passando pelo estilismo e moda - vão passar pelas Caldas da Rainha até março de 2012 para desenvolver a sua peça, e o resultado será apresentado no final desse ano em duas exposições, em Lisboa e em São Paulo.

Foi no Brasil, onde também viveu, que Bordallo Pinheiro deixou, há mais de cem anos, a "Jarra Beethoven", uma peça com 2,60 metros de altura, exemplar único e considerado o mais emblemático da marca, que o artista ofereceu à Presidência da República do Brasil, em 1899, e que está exposta atualmente no Museu Nacional de Belas Artes, em São Paulo.

Os artistas brasileiros com carreira internacional convidados a criar as peças bordalianas são Saint Clair Cemin (escultura), Barrão (pintura, escultura, multimédia), Caetano de Almeida (pintura), Tunga (escultura e desenho), Regina Silveira (vídeo-arte), Efrain de Almeida (escultura), Fábio Carvalho (pintura), Frida Baranek (escultura), Marcos Chaves (fotografia e vídeo), Sérgio Romagnolo (pintura, escultura), Tonico Auad (desenho, instalação e fotografia), Tiago Carneiro da Cunha (pintura e escultura), Erika Versutti (escultura), Estela Sokol (pintura) e as estilistas Isabel Capeto e Martha Medeiros.

Durante o período de residência artística em Portugal, os artistas vão ter contacto com a fábrica da Bordallo Pinheiro e o modo de fabrico das peças da marca, as técnicas utilizadas, procurando inspiração para criar ou recriar uma peça própria.

AG.

Lusa/Fim