A Cruz Vermelha recebeu hoje o Prémio dos Direitos Humanos 2017 da Assembleia da República, no valor de 25 mil euros, pela sua atuação junto das populações afetadas pelos incêndios florestais, montante que será entregue às vítimas dos fogos.

"Dou aqui a garantia que até ao dia de Natal a taxa de execução dos trabalhos financiados pelos donativos à Cruz Vermelha, que ultrapassam o meio milhão de euros, será de 100%. Os donativos serão devidamente utilizados até dia 25 de dezembro", afirmou Francisco George na cerimónia de entrega do prémio entregue pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Agradecendo o prémio atribuído, Francisco George anunciou que os extratos bancários discriminados com os donativos entregues à CV para apoiar as populações atingidas pelos fogos "serão publicados na página da transparência da Cruz Vermelha".

Francisco George, que é presidente da Cruz Vermelha desde novembro, prometeu que a instituição irá continuar a dinamizar centros de emergência e que dispõe de uma unidade móvel para tratamento de água que pode transformar linhas de água contaminadas ou poluídas num sistema de água de qualidade para consumo humano.

CC // PMC

Lusa/Fim