Os jovens empunham cartazes exigindo a reposição do espectáculo e entoam a cancção "Acordai", do compositor Fernando Lopes Graça.

Bruno Cochat participa na protesto e foi recebido com um representante dos pais pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), no âmbito da qual o espectáculo estava programado e foi cancelado, originando o protesto hoje realizado em em frente ao Teatro Camões, em Lisboa.

"O protesto tem como objetivo pedir a reposição do espetáculo cancelado", explicou, anteriormente, Bruno Cochat à agência Lusa, acrescentando que "as crianças e familiares não entendem bem a explicação que foi dada" pelo conselho de administração do Organismo de Produção Artística (OPART).

Na última sexta-feira, o OPART divulgou um comunicado justificando a mudança de coordenação do centro educativo da CNB - colocando Rui Lopes Graça no lugar de Bruno Cochat, com quem rescindiram contrato -, com a "necessidade de imprimir um novo impulso" ao projeto.

Quanto ao cancelamento do "1HD - Uma História da Dança", com coreografia e direção artística de Bruno Cochat, resultado de uma encomenda da CNB para ser apresentada durante a sua temporada de 2016-17, o conselho de administração refere que "com recursos maioritariamente da companhia, o espetáculo tinha previstas seis apresentações para escolas e seis para público em geral".

"Após a apresentação dos quatro primeiros espetáculos (25 e 28 de janeiro e 01 e 04 de fevereiro), entendeu-se que não estavam reunidas as condições para prosseguir com a calendarização anunciada, tendo por isso cancelado as restantes apresentações", acrescenta.

"No entanto, todos os contratos referentes aos artistas e técnicos do espetáculo serão integralmente cumpridos", indicou o conselho de administração.

O espetáculo tinha interpretação de artistas da Companhia Nacional de Bailado e de alunos da Escola A Voz do Operário, em Lisboa.

Na sexta-feira, o coreógrafo Bruno Cochat divulgou publicamente uma "carta aberta", na qual sustenta que não lhe foram dadas razões para a rescisão do contrato assinado com a CNB para coordenar daquele espaço por três anos, nem sobre o cancelamento, na temporada, do espetáculo "1HD", da sua autoria.

A concretização do projeto da escola de dança da CNB para crianças, inserido na nova temporada de 2016/2017 da companhia e nas iniciativas das celebrações dos 40 anos da entidade, em 2017, foi anunciada em julho pela então diretora artística da companhia, Luísa Taveira.

NL (AG) // ARA

Lusa/Fim