"É fundamental que no próximo dia 01 de outubro as portuguesas e os portugueses deem força ao PS para darmos continuidade a esta política dos últimos dois anos", sustentou.

Durante uma festa-comício que decorreu ao início da noite em Lamego, distrito de Viseu, o líder socialista sublinhou que para o seu partido ter mais força precisa de autarcas com a visão do candidato à presidência deste município, Ângelo Moura.

"Temos de crescer mais, criar mais emprego, ter mais riqueza, um desenvolvimento do país, mas para o fazermos é necessário que todo o país, todos os concelhos, estejam mobilizados e empenhados neste esforço", apontou.

Ao longo da sua intervenção, o também primeiro-ministro destacou a importância de se desenvolver todo o território nacional, contando com a ajuda dos municípios que vê como parceiros fundamentais.

"Nós não acreditamos num país a duas velocidades, onde há um litoral que se desenvolve e um interior que fica para trás. Durante muitos anos fui autarca: 11 anos deputado municipal, dois vereador da oposição e oito presidente de câmara, por isso sei muito bem como um município é decisivo para o bom desenvolvimento da sua terra e fundamental para o desenvolvimento do país", referiu.

No seu entender, para que no próximo dia 01 de outubro os portugueses deem força ao PS não basta votar.

"É preciso votar no PS e garantir que a eleição dos nossos candidatos para presidentes de junta, para presidentes da assembleia municipal e para presidentes da câmara municipal", frisou.

António Costa solicitou ainda a mobilização de todos para as próximas duas semanas, que antecedem o dia das eleições autárquicas.

"Mobilizar todos e dizer a todos que vale a pena: com um voto nós mudamos e com a mudança fazemos a diferença. E tal como a diferença está a ser feita no país, a diferença pode e vai ser feita aqui em Lamego, com o PS e com Ângelo Moura", concluiu.

O município de Lamego vem sendo liderado nos últimos 12 anos por Francisco Lopes (coligação PSD/CDS-PP), que ficou impedido de se recandidatar devido à lei da limitação de mandatos e abriu caminho a Ernesto Rodrigues.

Na 'corrida' autárquica estão ainda o socialista Ângelo Moura, António Carreiro, pelo CDS-PP, José Pessoa, pela CDU, e Alexandra Rodrigues, pelo BE.

CMM // ROC

Lusa/fim