Os aparelhos de atividade física conseguidos através do projeto "TransforMAR" serão devolvidos às praias onde decorreu a recolha do plástico reciclado, informaram hoje, num comunicado, os promotores.

A iniciativa é promovida pelo Lidl Portugal, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e), gestora da Rede Electrão, a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

"O seu propósito é o de desafiar os veraneantes a dar um destino adequado aos seus materiais e resíduos plásticos, produzidos enquanto usufruem do seu tempo em praia. Desta forma serão garantidas não só praias mais limpas, como um comportamento mais responsável por parte dos veraneantes", indicaram.

Por outro lado, a iniciativa pretende promover estilos de vida saudáveis, pelo que a escolha das praias "acompanhará o calendário do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, da Federação Portuguesa de Voleibol".

Nas praias será disponibilizado um depósito próprio, o "plasticódromo", onde "os veraneantes deverão colocar o seu plástico para que possa ter uma nova vida e não acabe no mar".

"O depósito permanecerá uma média de três dias em cada praia e terá a particularidade de informar o número de artigos recolhidos a cada hora, dando ainda a conhecer à comunidade o respetivo peso em quilogramas, a cada novo dia", salientaram.

A ação premeia ainda o bom comportamento dos veraneantes, já que "aqueles que demonstrarem ter uma boa conduta ambiental, uma correta proteção solar e um cuidado apropriado com a exposição ao sol na praia", poderão ser "descobertos" por olheiros da organização, sendo "premiados com vales de desconto nas lojas Lidl, entre outros prémios".

Segundo a organização ambientalista internacional World Wildlife Fund 72% do lixo das praias portuguesas é constituído por plástico.

RCS // MCL

Lusa/Fim