Na quarta-feira, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, anunciou que a campanha tinha ultrapassado os 622 mil euros três dias antes do fim do prazo, e que o valor total só deverá ser conhecido dentro de uma semana.

Ao longo de seis meses, a campanha pública, inédita no país, recebeu doações de 172 entidades e mais de 15 mil particulares que vão colocar "A adoração dos Magos" definitivamente no MNAA.

O valor que exceder os 600 mil euros, segundo o museu, vai ser usado, de acordo com o regulamento, para a compra de outra obra de arte para o acervo da instituição.

O quadro mantém-se em exposição no 'hall' de entrada do museu, na rua das Janelas Verdes, até hoje, último dia da campanha.

Será depois retirado para ser restaurado, e regressará ao museu a 21 de maio, para ser exibido na Noite dos Museus, altura em que será realizada uma festa de celebração do resultado da campanha.

"A adoração dos Magos" será então guardada e irá fazer parte da nova exposição permanente do MNAA, no terceiro piso, que se encontra em obras de renovação, reabrindo em julho próximo.

Esta foi a primeira campanha em Portugal de angariação de fundos para a aquisição de uma obra de arte para um museu público, e contou com a contribuição de milhares de cidadãos, a título individual, instituições, empresas, fundações, escolas, juntas de freguesia e câmaras municipais.

AG // CC

Lusa/Fim