Além de Mário Soares e Jorge Sampaio, no comício socialista no pavilhão Rosa Mota, estarão igualmente o líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, o presidente deste partido, Carlos César, e o presidente honorário, Almeida Santos.

No Porto, hoje, o PS pretende conjugar a celebração do aniversário da sua fundação em Bad Munsterefeil, na República Federal Alemã, em 1973, com outras duas comemorações: os 41 anos do 25 de Abril de 1974 e os 40 anos das eleições para a Assembleia Constituinte - um ato eleitoral que os socialistas venceram com 37% dos votos.

"Vamos celebrar o PS como partido pilar da democracia portuguesa", declarou à agência Lusa Luís Patrão, membro do Secretariado Nacional.

Para assinalar mais um aniversário da fundação do PS, a direção dos socialistas colocará esta manhã à disposição dos seus simpatizantes e militantes que pretendam descolocar-se ao Porto um comboio especial, denominado "Comboio da Democracia".

António Costa viajará nesse comboio, com capacidade para cerca de 900 passageiros e com partida da Gare do Oriente, em Lisboa, tendo paragens previstas em Vila Franca de Xira, Azambuja, Santarém, Pombal, Coimbra e Aveiro, com chegada à estação de São Bento, no Porto, por volta das 13:00 horas.

No pavilhão Rosa Mota, antes das intervenções políticas, que começarão a meio da tarde, estão previstas atuações de André Sardet, de Luís Represas e João Gil, do grupo Diapasão e dos Lucky Duckies.

Serão ainda prestadas homenagens fado e ao cante alentejano - já classificados como património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO -, numa sessão em que atuarão o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, o Grupo Etnofolclórico "Renascer da Areosa" de Viana do Castelo, a Banda Filarmónica do Louriçal e o Ranho Folclórico da Velha Guarda da Nazaré.

No recinto do pavilhão Rosa Mota, serão colocadas bancas alusivas a cada uma das regiões do país, contendo artesanato e gastronomia típica.

PMF // VC

Lusa/fim