A informação foi prestada à Lusa por fonte oficial da ANA - Aeroportos de Portugal no dia em que os trabalhadores da Prosegur e da Securitas, que asseguram o raio-x da bagagem de mão e o controlo dos passageiros e também dos trabalhadores dos aeroportos, cumprem uma paralisação de 24 horas ao trabalho extraordinário.

A mesma fonte indica que nos Açores, no Funchal, no Porto Santo e em Faro, "as operações estão a decorrer normalmente e sem qualquer constrangimento devido à greve", um protesto que, segundo a ANA, está a ter impacto em Lisboa.

No aeroporto de Lisboa, "as filas para o controlo de segurança têm um tempo de espera significativo" e "há alguns voos com atraso entre meia e uma hora", situação que "deverá manter-se pelo menos até à troca de turno" destes trabalhadores, o que acontece às 16:00.

Fonte da ANA reiterou um apelo que já tem vindo a fazer, pedindo aos passageiros para que "colaborem, chegando mais cedo" aos aeroportos.

Esta paralisação de 24 horas foi marcada após mais de nove meses de negociações entre o sindicato e a Associação das Empresas de Segurança (AES) para a celebração de um novo contrato coletivo de trabalho.

O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) Fernando Henriques disse recentemente à Lusa que "os trabalhadores destas duas empresas são responsáveis pela segurança de cerca de 40 milhões de passageiros que, por ano, passam pelos aeroportos portugueses".

O sindicalista alertou que, "com as condições em que trabalham, mais tarde ou mais cedo", podem existir "problemas graves", considerando que "é altura de olhar com atenção para esta questão".

ND (JNM) // JPS

Lusa/fim