O Sol nasce às 06:27 e o ocaso regista-se às 20:58.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 09:06 e 21:31, a baixa-mar, às 02:31 e 14:51.

Caranguejo é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o norte-americano Samuel Colt, inventor das armas de fogo automáticas (1814), o escritor alemão Gottfried Keller (1819), o pintor francês Edgar Degas (1834) e o dirigente político português Francisco de Sá Carneiro (1934).Em 1830, começa a Revolução de Paris, com a recusa da vitória eleitoral da oposição liberal por Carlos X. O rei abdicaria, sendo substituído pelo duque de Orleães, Luís Filipe. Em 1886, morria o poeta português Cesário Verde.Em 1956, os EUA e o Reino Unido comunicavam ao Egito que participariam no financiamento da barragem do Assuão. Em 1960, a URSS protestava, junto dos EUA, contra o plano que visava equipar a Alemanha Federal com mísseis Polaris. Em 1965, o presidente da Argélia, Ben Bella, era deposto num golpe de estado apoiado pelos militares.Em 1974, em Portugal, era criado o Partido do Centro Democrático Social, CDS, liderado por Diogo Freitas do Amaral. Em 1975, realizava-se a manifestação promovida pelo PS, na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, para exigir a demissão do IV Governo Provisório de Vasco Gonçalves. Em 1976, começava a primeira sessão Legislativa da Assembleia Regional da Madeira. Em 1977, na China, era reabilitado o ex-primeiro-ministro Deng Xiao Ping, afastado da vida pública no ano anterior.Em 1978, na Nicarágua, a oposição convocava uma greve geral de 24 horas, pelo afastamento do ditador Anastásio Somoza. Em 1984, Walter Mondale era nomeado candidato às eleições presidenciais norte-americanas pela convenção do Partido Democrático e o francês Jacques Delors passava a ocupar a Presidência da Comissão Europeia.Em 1985, a poucos meses das Eleições Legislativas e a pouco mais de um ano das Presidenciais, era constituído o Partido Renovador Democrático, PRD. Em 1986, as autoridades soviéticas demitiam quatro funcionários da Central Nuclear de Chernobyl, responsabilizando os trabalhadores pelo pior desastre nuclear do mundo.Em 1987, realizavam-se Eleições Legislativas e para o Parlamento Europeu, em Portugal. O PSD obteria a maioria absoluta, facto inédito, no Parlamento português, eleito por sufrágio universal e direto. Em 1990, o Kuwait devolvia as acusações de roubo de petróleo ao Iraque e apelava à Liga Árabe para mediar o conflito fronteiriço.

Em 1991, incêndios de grandes proporções, na região centro de Portugal, levavam à declaração de "calamidade pública". No mesmo dia, José Eduardo dos Santos nomeava França van Dunen primeiro-ministro de Angola, o segundo desde a independência em 1975. Em 1992, era assassinado o juiz italiano Paolo Borselino, em Palermo.Em 1993, era lançada a Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento do Mundo de Língua Portuguesa. Em 1995, chegava a Portugal a cadeia de supermercados Lidl, que num só dia abre 13 lojas.Em 1996, em Atlanta, EUA, começavam os XXVI Jogos Olímpicos da era moderna. Em 2001, o vírus informático "code red" propagava-se pela Internet, afetando as comunicações em todo o mundo.

Em 2002, a proposta de Lei de Estabilidade Orçamental era aprovada no Parlamento português. No mesmo dia, o PCP anunciava a expulsão dos militantes Edgar Correia e Carlos Luís Figueira e a suspensão de Carlos Brito.Em 2003, um incêndio na Sertã, na região Centro, devastava a maior mancha de pinheiro bravo da Europa. Em 2004, realizava-se o primeiro conselho de ministros presidido por Pedro Santana Lopes. Em 2005, o relatório final da PSP sobre os incidentes de 10 de junho, na praia de Carcavelos, negavam a existência de "arrastão".

Em 2006, o presidente russo, Vladimir Putin, promulgava a lei que fez do consórcio estatal petrolífero Gazprom o exportador exclusivo de gás da Rússia para o mundo. No mesmo dia, José Agostinho Baptista recebia o Grande Prémio de Poesia APE/CTT. E o ator norte-americano Jack Warden morria aos 85 anos. Warden personificou o chefe de redação do Washington Post, em "Os Homens do Presidente", de Alan J. Pakula, e foi o aliado de Paul Newman, em "O Veredicto", de Sidney Lumet, entre outros filmes.

Em 2007, é ratificada na Assembleia da República a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, subscrita por Portugal em 11 de dezembro de 2003. As entidades reguladoras dos serviços energéticos de Portugal e Angola assinam um protocolo de cooperação, contemplando a formação e a troca de experiências nas áreas da organização e regulação do serviço. A Associação Portuguesa das Empresas do Setor Privado e Emprego, APESPE cria a figura do provedor para o trabalho temporário e escolhe para o cargo o deputado socialista Vitalino Canas. Isaías Ngola Samakuva é reeleito presidente da UNITA, o maior partido político angolano na oposição.

Em 2008, morria a atriz brasileira Dercy Gonçalves, 101 anos, no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro. Tornou-se conhecida imitando e satirizando as vozes e os trejeitos de Carmen Miranda e Orlando Silva.

Em 2010, morria, aos 85 anos, o australiano David Warren, inventor da caixa negra dos aviões que regista toda a atividade da navegação, após a morte do pai num acidente aéreo. Morria, com 65 anos, Stephen Schneider, pioneiro dos estudos de climatologia, fundador da revista "Climate Change", académico, consultor da Casa Branca desde a presidência de Richard Nixon, membro, com Al Gore, do "Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU", que recebeu o Nobel da Paz de 2007. Morria, aos 81 anos, Cécile Aubry, atriz francesa famosa na década de 50, que posteriormente se tornou escritora de livros infantis que adaptou à televisão.

Em 2011, morria, com 91 anos, Pierre Jonquéres d'Oriola, duplo campeão olímpico de saltos de obstáculos.

Em 2014, morria, aos 80 anos, o escritor brasileiro Rubem Alves.

Lusa/Fim.