O sol nasce às 07:54 e o ocaso regista-se às 17:38.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 01:29 e 13:50 e a baixa-mar às 07:28 e 19:40.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Capricórnio, destacando-se o missionário, cirurgião, músico, musicólogo e Prémio Nobel da Paz Albert Schweitzer (1875), o escritor John dos Passos (1896), o escritor japonês Yukio Mishima (1925), o cantor Jack Jones (1938), a atriz norte-americana Faye Dunaway (1941), o realizador Lawrence Kasdan (1949), o tenor canadiano Bem Heppner (1956), o realizador Steven Soderbergh (1963), a atriz Emily Watson (1967) e o "rapper" LL Cool J (1968).

Nesta data, em 1742, morria o astrónomo inglês Edmund Halley. Em 1775, os EUA ratificavam o tratado de paz com o Reino Unido, que punha fim formal à guerra da independência dos EUA. Em 1834, entrava em vigor o primeiro Código Comercial Português.Em 1903, morria António Amaral Leitão, um dos dirigentes do movimento republicano de 31 de janeiro de 1891. Em 1914, decorria a greve dos ferroviários em Portugal e, nos EUA, entrava em funcionamento a primeira linha de montagem de automóveis Ford.Em 1943, na II Guerra Mundial, o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, e o primeiro-ministro britânico, Wiston Churchill, iniciavam a Conferência de Casablanca. Em 1953, o marechal Tito era eleito presidente da Jugoslávia. Em 1957, morria o ator norte-americano Humphrey Bogart.Em 1981, António Ramalho Eanes iniciava o segundo mandato na Presidência da República Portuguesa. Na mesma data, morria a atriz norte-americana Dona Reed. Em 1988, um agente da Coreia do Norte confessava ter colocado uma bomba a bordo do avião sul-coreano que, em 29 de novembro, se despenhara na Birmânia com 115 pessoas a bordo.Em 1992, Portugal proibia o trabalho de menores de 15 anos por conta de outrem. Em 1993, o dirigente da Unita, Jonas Savimbi, apresentava um plano de cinco pontos para a aplicação integral dos acordos de Bicesse sobre a paz em Angola. Em 1994, os presidentes dos EUA, da Rússia e da Ucrânia assinavam o acordo sobre a eliminação do arsenal nuclear ucraniano.

Em 1996, Jorge Sampaio era eleito presidente da República Portuguesa e reeleito, na mesma data, em 2001. No mesmo dia a Swissair anunciava o abandono dos investimentos na TAP e na South African Airlines.Em 2004, a Comissão Europeia aprovava a diretiva do mercado único no setor dos serviços. Pedro Dias, historiador e catedrático de Coimbra, era nomeado diretor-geral do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. E morria o compositor cabo-verdiano Ano Nobo, 71 anos.

Em 2005, era criada a Plataforma para a Música, por autores, produtores e intérpretes. No mesmo dia, saía o último número do jornal O Dia. E a sonda Huygens, da Agência Espacial Europeia, aterrava em Titã, a maior lua de Saturno.

Em 2006, demitia-se, por alegadas "pressões políticas" de xiitas no poder, o juiz curdo Rizgar Mohamed Amin, presidente do tribunal especial para o julgamento de Saddam Hussein.

No mesmo dia, morria Shelley Winters, 85 anos, atriz norte-americana, vencedora de dois Óscares.Em 2007, o ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy, era designado candidato às presidenciais pelos delegados ao congresso do seu partido UMP (direita). Morriam Augustin Diamacoune Senghor, 78 anos, líder histórico do movimento independentista de Casamança; e Vassilis Fotopoulos, 72 anos, pintor e cenógrafo grego, Óscar de melhor direção artística do filme "Zorba, o Grego".

Em 2008, a Coca-Cola decidia retirar das ruas de Nijni-Novgorod, cidade a Sul de Moscovo, câmaras frigoríficas com publicidade incluindo imagens de cruzes e cúpulas de templos, depois de crentes ortodoxos acusarem a multinacional norte-americana de insultar os seus símbolos religiosos. Morria o investigador Judah Folkman, pioneiro na luta contra o cancro, aos 74 anos, após uma vida dedicada a procurar o tratamento da doença em ratos, que renovou a esperança da descoberta da cura em humanos.

Em 2009, o primeiro-ministro, José Sócrates, anunciava no Parlamento a criação do primeiro banco público de células de cordão umbilical.

Em 2011, em Angola, realizava-se a primeira viagem de comboio entre Luanda e Malange, ao fim de 18 anos. Martha De La Cal, jornalista norte-americana da revista "Time" e a correspondente mais antiga em Portugal, morria aos 84 anos. Manuel Marques, o barbeiro de Oliveira Salazar, morria com 95 anos. A atriz britânica Susannah York, que se destacou nos anos 70, morria aos 72 anos.

Em 2012, morria, aos 94 anos, Cahitiopololo, nome de batismo de Ekuikui IV, autoridade tradicional máxima do reino do Bailundo. Morria, aos 84 anos, Luís Alvarez Enparantza, escritor, político e especialista em linguística e considerado um dos mais influentes do nacionalismo basco.

Em 2013, morria, com 77 anos, Parry Jones, britânico inventor do dispositivo usado para detetar o nível de álcool no sangue dos condutores, o alcoolímetro. Gilberta Paiva, pedagoga e pianista, fundadora da Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa, morria aos 97 anos.

Em 2015, Cristiano Ronaldo era eleito o melhor jogador do século da Federação Portuguesa de Futebol, na Gala Quinas de Ouro, no Casino de Estoril, dois dias depois de receber a sua terceira Bola de Ouro.

Em 2017, a atleta Inês Henriques estabelecia o recorde do mundo de 50 km marcha, ao cumprir a distância em 4:08.25 horas, em Porto de Mós, Leiria. Morria, um dia depois de fazer 111 anos, Zhou Youguang, linguista chinês considerado o pai do "pinyin", a forma romanizada do mandarim mais popular, em Pequim. Morria, aos 67 anos, Babette Cole, que publicou mais de uma centena de livros para a infância. Morria, aos 75 anos, Maria Cabral, atriz portuguesa de cinema e teatro.

Lusa/Fim.