"Estou convencido que o Fundo Ambiental pode contribuir de forma muito significativa para resolver o principal problema do Pinhão que é o colapso de todas as infraestruturas existentes, que hoje não tem capacidade para receber com o mínimo de dignidade as largas centenas de milhar de turistas que nos visitam anualmente", afirmou José Paredes.

Em resposta ao autarca, o ministro João Pedro Matos Fernandes disse estar curioso por conhecer o "projeto em concreto".

"Nós queremos desenhar, no contexto do Fundo Ambiental, quatro a cinco projetos exemplares de adaptação de núcleos urbanos às condições naturais e este pode muito bem ser um deles. Estou muito expectante relativamente à apresentação deste projeto num sítio extraordinário como é o Pinhão", adiantou o ministro.

O autarca sublinhou que a intervenção necessária para aquela vila, localizada à beira do rio Douro e por onde, anualmente, passam milhares de turistas que ali chegam de barco, comboio ou carro, vai custar "alguns milhões de euros" e afirmou que "o município só por si não tem capacidade".

"É uma intervenção urgente porque o futuro não espera por nós", salientou.

O Pinhão é também um importante centro económico da região, onde se localizam muitas quintas produtoras de vinho.

Na altura de vindimas, época alta para o turismo nesta região, cruzam-se no Pinhão muitos autocarros de turistas e veículos de transporte de uvas e mostos, uma situação que cria grandes constrangimentos ao nível rodoviário nesta localidade.

"É preciso uma intervenção profunda ao nível das infraestruturas de saneamento, de distribuição de água à população, ao nível de requalificação de toda a avenida António Manuel Saraiva, que é a principal avenida do Pinhão", e de toda a zona do cais fluvial, explicou.

José Paredes referiu que o projeto de execução está "praticamente feito" e que "está a terminar um estudo de pormenor de toda aquela zona".

"Quando tivermos o plano integrado de desenvolvimento do Pinhão concluído faremos questão de o fazer chegar ao senhor ministro e de discutir com ele possíveis formas de auxílio ao Pinhão", frisou.

PLI // PNG

Lusa/Fim